Porque se o José Wilker pode, eu também posso.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Distrito 9

(District 9, Neill Blomkamp. 2009)
(um oferecimento de... Uma Tarde De Segunda Absurdamente Tediosa – Parte I)

DISTRITO NOVE
Ou Cloverfield deste ano

(caso você realmente não seja capaz de descobrir a progressão do filme sozinho, conterá alguns spoilers.)

Cena: alguma reunião de executivos produtores de filme

PRODUTOR 1
Olha só, já estamos em 2009 e nada de um filme hype que a galera modernete vá assistir e comente com seus amigos intelectuais sobre as ramificações da metáfora inerente ao cinema...

PRODUTOR 2 (provavelmente uma mulher)
Por favor, não diga “modernete” em voz alta.

PRODUTOR 3
Mas eu entendi o que você quis dizer. Precisamos de um Brilho eterno de uma mente sem lembranças – 2009. Ou de um Serpentes a bordo -2009.

PRODUTOR 1
Isso! Ou, melhor ainda, um Cloverfield – 2009.

PRODUTOR 3
Por que Clovefield é melhor do que Brilho eterno?

PRODUTOR 2 (definitivamente uma mulher)
Não é. Mas o modelo é mais barato e fácil de ser montado.

PRODUTOR 1
Agora, se ao menos pudéssemos encontrar um diretor “cult” que fizesse um filme com algum tipo de monstro, e ainda conseguisse incutir uma noção vaga de lição de moral escondida em tudo isso...


[algum tempo depois...]

Cena: África do Sul, onde uma nave alienígena encalhou no céu. Não,você não leu errado: eu escrevi MESMO África do Sul.

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
Oi, equipe do documentário, como estão? Sim, esse filme é todo na forma *original* de câmera em primeira pessoa. Ou, ao menos, boa parte dele.

CARAS QUE FIZERAM BRUXA DE BLAIR
Acho que criamos um monstro.

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
De qualquer maneira, estou aqui para mostrar o Distrito 9 – que é o nome da nossa favelinha onde os aliens moram. Os aliens, também chamados de camarões (por razões que escapam da compreensão básica, mas tudo bem) estão sendo despejados para um novo complexo residencial, chamado – porque criatividade é o nosso forte – Distrito 10.

SOLDADO CARECA E VALENTÃO
Hei, Alien! Tem que sair de casa!

UM ALIEN QUALQUER
(muito feio, como todo alien de respeito deveria ser)
Não quero! [falando com estalidos que soam como... hm.... klingon?]

SOLDADO CARECA E VALENTÃO
(entendo sem o menor problema os clique-claque do Alien Qualquer)
Como assim, não quer?

[estoura a cabeça do Alien – líquido negro/sangue espirra na câmera]

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
Você não devia atirar nos camarões na frente da TV. Agora, vamos fazer com que os aliens assinem esse registro de despejo.


Cena: Senhor das armas

CHEFE NEGRO E PARALÍTICO DA GANGUE LOCAL
Nossa, como eu quero ser capaz de usar as armas alienígenas! Mas, aparentemente, elas só reagem com o DNA deles ou algo assim...

VOCÊ
Hm. Será que se eu cortar a mão de um alien e a usar para puxar o gatilho, dá certo?

DIRETOR CULT (PQ É) PARTE DE UMA MINORIA, NEIL BLOMKAMP
Psiu!

CHEFE NEGRO E PARALÍTICO DA GANGUE LOCAL
Como estava dizendo, enquanto tento descobrir um modo de utilizar as armas, as consigo dos aliens em troca de comida enlatada para gatos – o caviar dos extraterrestres.

VOCÊ
Sério que os aliens preferem trocar as armas por uma porção de Friskas ao invés de usá-las para conseguir liberdade e...

DIRETOR CULT (PQ É) PARTE DE UMA MINORIA, NEIL BLOMKAMP
Cale a boca!

VOCÊ
Okay. Desculpa.


Cena: A mosca

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
Hei, Alien nº 21-47B. Precisamos que assine isso e que nos deixe revistar sua casa.

ALIEN PRESTES A SER BALEADO
(clique-claque-clique-clique-claque-clique-claque)
Para que você possa descobrir meu experimento secreto, aquele que estou conduzindo com meu amigo de infância, o Alien De Deus Que Usa Colete Vermelho? Acho que não.

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
Controlem o bicho enquanto entro na casa. Câmera insuportável em primeira pessoa, venha comigo.

CÂMERA INSUPORTÁVEL EM PRIMEIRA PESSOA
(faz isso)

[Protótipo De Personagem De Kafka vai lá, fuça em algo, pega um cilindro tipo Axe, e espirra o troço bem na cara]

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
Ew! As coisas que um ator tem que fazer! Alien Prestes a Ser Baleado, o que é isso? E o que esse mini-laboratório na sua sala representa?

ALIEN PRESTES A SER BALEADO
Jamais saberá! (pula para cima do Protótipo, e arranha a mão dele. Três segundos depois, é baleado.)

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
(com a mão toda ensaguentada)
Eu estou bem. Estou legal.
(vomita um pouco)
Não, sério. Não tem nada de errado comigo.
(vomita mais um pouco)
Só estou cansado, preciso de férias ou algo assim.
(vomita pela terceira vez)

ALGUM SUBORDINADO GENIAL
É. Acho que você devia ir ao médico.


Cena: O dia em que a Terra parou

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
Já disse que estou legal, por que ninguém me escuta? (arranca uma unha inteira sem a menor dificuldade)

ESPOSA LOIRA DO PERSONAGEM PRINCIPAL
(fazendo cara de sofrida) O que está acontecendo? O quê? O quê? O quê?

MÉDICOS QUE TRABALHAM PARA O GOVERNO
(retiram o esparadrapo da mão enfaixada do Protótipo. E... tchan-tchan-tchan... ele tem uma mão de alien agora!)
Oh meu Deus! Ele está virando um deles. O que podemos fazer?

CHEFES DOS MÉDICOS QUE TRABALHAM PARA O GOVERNO
Que tal... vender para estudo? Aposto que as nações pagariam muito dinheiro para ter a chance de estudar o coração dele, ou a pele, ou...

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
Vocês não podem me matar! Não quero morrer! Não quero! (dá uma de Hulk, levanta da maca, e escapa. Porque é fácil assim escapar de um prédio governamental super vigiado)


Cena: O bebê de Rosemary

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
O que posso fazer? O que posso fazer? A quem posso pedir ajuda? (perambula pela cidade) Talvez se eu...

REPÓRTER NA TELEVISÃO
Interrompemos nossa programação para um comunicado especial. Nesse momento, talvez do seu lado, há um homem que foi flagrado tendo relações sexuais com os camarões. Ele está infectado com uma doença rara e extremamente contagiosa. Por favor, caso o virem, fujam em pânico e gritando com a mão para cima.

PESSOAS QUE ESTÃO PRÓXIMAS AO PROTÓTIPO
(fogem gritando e com as mãos para cima)

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
(desolado, e se sentindo como Chaves após ser acusado por toda a vizinhança de ser ladrão, nosso herói adentra território alienígena e vai atrás de comida)
Você tem algum filé ou hambúrguer para me vender?

VENDEDOR SUJO DE COMIDA PARA OS CAMARÕES
Vou fingir que nem escutei essa pergunta.

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
Bom, então você pode me dar... hm... que tal comida para gato?


Cena: por que diabos você continua fazendo isso com as câmeras se o intuito de documentário já acabou?

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
(escondendo dos agentes do governo dentro de uma casa qualquer)
Ó vida, ó destino, ó azar!

ALIEN DE DEUS QUE USA COLETE VERMELHO
O que você está fazendo aqui? Saia já da minha casa.

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
Não posso. Tenho que me esconder ou os homens do governo vão me levar para estudo. Por causa disso! (mostra a mão que virou garra)

ALIEN DE DEUS QUE USA COLETE VERMELHO
Nossa! Se você virou semi-alien, quer dizer que você encontrou o meu tubinho de Axe! Onde ele está? Preciso do fluido que está dentro dele, que é o combustível que permitirá com que eu volte para o meu planeta com o meu filhinho.

FILHINHO DO ALIEN DE DEUS
Oi! Eu gosto de você, Protótipo de Personagem de Kafka, porque nós somos iguais.

NOÇÃO VAGA DE LIÇÃO DE MORAL
(checado)

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
E com esse fluido, você será capaz de me curar? Para que eu possa voltar a ficar com minha mulher e ser um cara feliz e normal novamente?

ALIEN DE DEUS QUE USA COLETE VERMELHO
Possivelmente.

PROTÓTIPO DE PERSONAGEM DE KAFKA
Bom. O tubo está dentro de um prédio do governo, no subsolo. Mas acho que não será assim tão difícil pegá-lo de volta. Afinal, estamos na África mesmo. Não é só porque temos aliens morando por aqui que viramos de um dia para o outro um país do primeiro mundo. Nosso sistema de segurança ainda é bem ruinzinho.


Cena: invasão ao prédio governamental africano
(sim, porque aparentemente é só atirar e passar pela porta)


Cena: Homem de ferro/ Transformers/ Power Rangers?
[quando o Protótipo simplesmente entra em um tipo de super robô e saí matando todo mundo, eu meio que perco o respeito, sabe. É claro que essa sou eu. Tenho certeza que teve gente que achou o máximo.]

CARA QUE ACHOU O MÁXIMO
Olha lá, maluco, que maneiro!

[não disse?]

FIM

4 comentários:

  1. Nao consegui me forçar a ver ainda. sabe como eu sou qdo tem aliens na panoramica.

    ResponderExcluir
  2. tão legal q vc acha mesmo q td mundo entende uma referencia a kafka.

    ResponderExcluir
  3. se não entender, é para isso que serve o google, sabe.

    ResponderExcluir

vamos ver o quanto você discorda de mim