Porque se o José Wilker pode, eu também posso.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Sunshine- alerta solar

(Sunshine. Danny Boyle)


Durante cerca da primeira hora de filme, eu podia jurar ali mesmo na cadeira do cinema que estava diante de um dos melhores filmes que já tinha visto em quesito edição, direção e principalmente em visual.
Os quarenta minutos finais do filme me provaram errada.
Nesse final a história dá uma guinada – uma que eu não achei particularmente boa, mas enfim... – e como o tempo é curto a maior parte da explicação para a coisa fica por parte da sua imaginação. Tudo bem, minha imaginação faz um bom trabalho em preencher lacunas. Agora, tudo tem um limite. E um filme que estava indo tão bem primando pela veridicidade em suas cenas (o que já é algo, considerando que o filme é uma ficção científica) passa um personagem que simplesmente não morre e dá uma mudada na direção, indo para aqueles corte frenéticos e cenas desfocadas que filmes de suspense/terror costumam Ter.
Ainda assim, visualmente é uma obra prima. Não só os efeitos especiais. Hoje é mais fácil ver um filme com efeito do que uma história propriamente dita. Mas a maneira como o efeito da luz entra na narrativa. Não muito longe do começo do filme tem uma cena com o capitão da nave que é simplesmente perfeita. Não preciso mais do que isso, pois se você viu o filme sabe do que estou falando.
A história é simples. O sol está morrendo, e como conseqüência nosso planeta. A missão da nave Icarus II é lançar uma bomba no sol e tentar reativá-lo, salvando assim milhares de vidas. Deixa eu fazer uma pausa par comentar que dar o nome de Icarus para uma nave que vai em direção ao sol já é começar a coisa com o pé esquerdo...
A tripulação é composta de oito pessoas, como o capitão que é obcecado pela nave que os precedeu nessa missão, a Icarus 1, e que desapareceu sem deixar vestígio; o psicólogo da nave (Cliff Curtis) Searle que tem fixação na luz do sol; e o principal Capa (Cillian Murphy) que não importa o que faça tem sempre cara de psicopata.


PS: olha o subtítulo aí gente.........

5 comentários:

  1. PTQ, exatamente.
    deram uma errada legal no quarto final do filme.
    o que é aquele cara de pele queimada, deus?

    ResponderExcluir
  2. eu ja assisti esse filme pena que todo mundo morre no final

    ResponderExcluir
  3. eu ja assisti esse filme pena que todo mundo morre no final

    ResponderExcluir

vamos ver o quanto você discorda de mim