Porque se o José Wilker pode, eu também posso.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Depois da Terra






Depois da Terra

Ou

Um Minuto De Silêncio Pela Carreira do Shyamalan



Ah, M. Night Shyamalan. Shyamalan, Shyamalan, Shyamalan. Juro que tem horas que parece que você está fazendo de propósito. Para quem não conhece/não sabe/ não liga, momento história aqui no blog: M. Night Shyamalan é o diretor/roteirista responsável pelo “Sexto sentido” (aquele do menino que “vê gente morta”). Assim que esse filme saiu, nos tempos primórdios de 1999, o mundo explodiu – pq o Sr. Shyamalan era uma benção para o cinema, um enviado por Deus para mudar a indústria, o próximo Spielberg (esse último cortesia da “Newsweek”). Pense no que o Strokes era para o rock no começo de 2000 e vai entender a festa em cima dele. Até aí tudo bem, até ele lançar o filme que, para mim, marcaria o começo do fim da tão esperada super carreira do Shyamalan: “Sinais” (aquele dos aliens que são espertos o suficiente para dominarem o princípio de viagem interplanetária, mas nem pensaram em colocar algum tipo de roupa especial que evitasse que entrassem em contato com água, visto que estavam vindo para um planeta com pouco oceano e é o ponto fraco deles). Por alguma razão obscura, “Sinais” ainda agradou público e crítica, e Shyamalan ainda era considerado o cara. Mas com “A Vila” (aquele da menina cega que mora numa sociedade do século passado) a galera já começou a se tocar que talvez ele não fosse o Messias nem nada, só alguém que deu muita sorte. “A dama na água” cimentou essa mudança de atitude. Nem vou tentar descrever “A dama na água”, porque é um dos filmes mais x que já vi, exceto pra dizer que é ruim, e que o ego estava começando a ficar desproporcional pro talento mostrado na tela. As piadas começaram e a carreira do diretor foi afetada. Mas Shyamalan não desistiu. Não. O que ele fez para tentar recuperar sua fama inicial em Hollywood? Escreveu/dirigiu “Fim dos tempos” (aquele que... todos começam a morrer pq perderam o instinto de conservação e em que a galera tenta CORRER DO VENTO), que se não for o filme mainstream mais idiota de 2008, ta no Top 5. A partir daí Shyamalan virou piada e “O último mestre do ar”, a adaptação cinematográfica do desenho do Avatar, foi tão odiada pela crítica e pelos fãs que é até meio surpreendente que ele ainda tenha onde trabalhar.
Mas pq vc está escrevendo tudo isso, você se pergunta? Oras, simples, meu caro padawan. “Depois da Terra” é do Shyamalan. E é só um sinal de “quem te viu, quem te vê” que o nome dele não aparece em nenhum material promocional, não aparece nem no começo dos créditos (só no final) – para todo o mundo, esse é um filme do Will Smith. Mas, como é um filme do Shyamalan (que não se contenta em dirigir, ele tem que escrever), é ruim. O problema é que ele não assumiu esse lado ruim e decidiu ser glorioso na sua ruindade (beijos Nicolas Cage, te amo), mas ele está naquela de pensar que ainda pode ser bom. É meio doloroso de assistir, na verdade. É como aquele seu primo que tinha tudo para se dar bem na vida, vai pra faculdade, tira altas notas... e casa, tem filho, e trabalha como caixa nas lojas Americanas.

Quanto ao filme em si: eu, como 90% do mundo, gosto do Will Smith. Mesmo ele não tendo feito nada decente em... muito tempo. Até gosto do filho dele (desculpa, puristas, mas a versão nova de “Karate kid” é melhor que a original), ambos tem muito carisma e isso é sempre bom. Agora, o que o Will Smith costuma interpretar no cinema? Um cara carismático, com um super sorriso, bom em alguma coisa. E é por isso que a gente gosta dele. Nesse filme, ele é um militar durão que passa 2h sem sorrir e é basicamente um filho da puta. O que em si não seria problema se eles falassem “bora então” e fizessem ele ser muito, muito idiota. Mas nem, ele só precisa se comunicar mais com o filho, não é uma pessoa ruim. O fato do personagem no Will Smith nesse filme ser tão contra a todos os personagens do WS já vistos, mas sem realmente ser contra, é só mais um dos problemas, já que nos deixa com o filho dele, que está na sua versão adolescente mais insuportável, como protagonista. E ninguém liga pro Will Smith Jr. quando podíamos ter o Will Smith Pai.
A história do filme é... blah. Os efeitos especiais são bem normais, tem coisa bem melhor sendo feita. O dois personagens são irritantes, e pessoalmente não queria que nenhum deles se desse bem. O filme nem é assim tão longo, mas é monótono e você cansa das mesmas coisas acontecendo sem levar a nada.

[spoilers? Faz-me rir.



Cena: Ah, narração em voice over, nos encontramos novamente! Saudades, amiga, como anda a família?

VOICE OVER DO WILL SMITH
Então… a gente meio que fodeu a Terra. Sabe como é, poluição e talz. Tipo Wall-e. Aí a gente decidiu que ia morar em outro planeta pq estamos no futuro e aparentemente a humanidade sabe brincar de viagem interplanetária, mas não consegue despoluir um rio. Todos entraram nas naves e fomos para outro planeta... mas tinham uns aliens por lá.
Não sei pq a gente não foi atrás de algum outro planeta que não tinha aliens, se aquele era a única opção viável, se alguém tentou algum tipo de comunicação com os aliens. Só sei que a gente ficou por aqui mesmo. E bora lutar pq é isso que a raça humana sabe fazer.
Os aliens criaram um animal chamado “Ursa” que é cego, mas sente quando a gente está com medo e assim nos ataca. Pq caralhos os aliens não criaram um animal que sente nosso medo E é capaz de enxergar (sendo assim bem mais letal), jamais saberemos. De qqer jeito, a única maneira de matar uma Ursa é ser tão foda que vc não sente medo nenhum, tipo eu, que sou o Maior e Melhor Soldado Que Já Viveu Nesse Mundo.

QUALQUER PESSOA COM MAIS DE 20 PONTOS DE QI
*adivinhou o final*


Cena: (voz de locutor de carnaval): olha o filho do Will Smith sendo insuportável aí gente

FILHO DO WILL SMITH
*treina para ser um Super Soldado como o pai*
*corre*
*luta*
*corre mais um pouco*

CARA RESPONSÁVEL PELA ACADEMIA MILITAR (?)
Então, Filho Do Will Smith, vc é muito bom nos testes físicos, mas é um trouxa na hora H. Não sabe controlar suas emoções. Nem vou te promover.

FILHO DO WILL SMITH
Mas, coincidentemente, meu pai que não vejo há __ anos volta pra casa hj. Preciso dizer para ele que fui promovido pq preciso da validação paterna para me sentir humano.

CARA RESPONSÁVEL PELA ACADEMIA MILITAR (?)
Tô nem aí.


Cena: qualé a dessa mãe, meu Jesus do céu

WILL SMITH
Voltei.

ESPOSA DO WILL SMITH
(não fala nada)

WILL SMITH
Como foi o seu exame?

FILHO DO WILL SMITH
Eu não passei.

WILL SMITH
Eu não passei...

FILHO DO WILL SMITH
Eu não passei, senhor.

ESPOSA DO WILL SMITH
(não fala nada)

WILL SMITH
E para onde você olha quando conversa com alguém?

FILHO DO WILL SMITH
(levanta os olhos do prato)

ESPOSA DO WILL SMITH
(não fala nada)

WILL SMITH
O Cara Responsável Pela Academia Militar sabe o que está fazendo. Você não está pronto.

ESPOSA DO WILL SMITH
(não fala nada)

FILHO DO WILL SMITH
Vou para o meu quarto.

WILL SMITH
Desculpa, como é?

FILHO DO WILL SMITH
Posso ir para o meu quarto, senhor?

WILL SMITH
Não. Fica aí, sentado na sua vergonha.

ESPOSA DO WILL SMITH
(não fala nada)

Depois desse exemplo de como não criar seu filho, a mãe decide falar pro pai que ele precisa parar de culpar o menino pela morta da irmã mais velha. Sim, Will Smith culpa o filho dele por basicamente ter sobrevivido a um ataque de Ursa qdo a irmã morreu. Te contar, viu.

WILL SMITH
Posso levá-lo comigo para ____. Essa vai ser a minha última missão pq vou me aposentar.

LISTA DE CLICHÊS USADOS
   voice-over
  Último trabalho antes de aposentar
Trauma infantil
  Falta de comunicação pai-filho
  Personagem feminina não importante


Cena: Só não se esqueça que o Will Smith é foda

PESSOA ALEATÓRIA
Senhor, queria prestar meus cumprimentos antes de partir nessa última missão com o seu filho.

WILL SMITH
Desnecessário. Estava fazendo meu trabalho.

SOLDADO SEM UMA PERNA
Me ajudem a levantar aqui que quero bater continência para o homem que salvou a minha vida. Momento simbólico, ok, preste atenção.

FUTURO DA RAÇA HUMANA
A gente tem naves espaciais, mas nada de próteses sintéticas.



Cena: Will Smith leva o filho numa missão de treinamento. Com uma Ursa a bordo.

WILL SMITH
Fica sentado aí quietinho.

FILHO DO WILL SMITH
 (não faz isso)
(sai andando pelo avião e chega onde a Lula está presa)

SOLDADO ALEATÓRIO
Ah, é o filho do Grande Comandante Supremo. Quer saber se consegue brincar de não ter medo? Tenta chegar perto da Ursa, vai lá.

FILHO DO WILL SMITH
(sendo o babaca que é, tenta fazer isso.
Tem altos flashbacks da irmã que morreu)

WILL SMITH
Querem parar de zoarem meu filho? Meu papel fazer isso. Sem contar que estamos passando por uma turbulência/chuva de meteoros/sei lá (vi esse filme faz quase um mês, dá um desconto para a minha memória) e é muito perigoso. Vamos todos sentar e tentar sobreviver.


Cena: sem surpresas, o avião/nave cai. Na Terra. E os únicos sobreviventes são os membros da família Smith.

WILL SMITH
Ok, funciona assim: eu tô com a perna ferrada então não posso andar. A gente precisa do rastreador que vai mandar o sinal pra galera saber onde a gente está e vir atrás da gente. O problema é que esse rastreador, obviamente, caiu do outro lado e você tem que ir lá pegá-lo. Ah, e se pá a Ursa está solta por aí, não tenho certeza dessa. Entendeu?

FILHO DO WILL SMITH
Quer dizer que sou o protagonista desse filme?

WILL SMITH
Basicamente.

FILHO DO WILL SMITH
Mas as pessoas gostam mais de você. Elas não vão ficar bravas por eu ter bem mais cenas e por você não dar nenhum sorriso o filme inteiro?

WILL SMITH
Cala a boca, põe seu collant e vai pra aventura.
Dá pra te monitorar daqui da nave, vou falando com você.


O resto do filme inteiro é isso:

WILL SMITH
Agora faça Tal Coisa.

FILHO DO WILL SMITH
Não quero fazer Tal Coisa. Vou fazer do meu jeito.
(ele faz)
(dá merda)
Devia ter feito Tal Coisa!

WILL SMITH
Corre!

FILHO DO WILL SMITH
(corre)

WILL SMITH
Da próxima vez, vê se me escuta.

Não tem tensão, pq, sério, vc acha mesmo que um deles vai morrer? O máximo que eles fazem é colocar um limite de tempo na aventura pq a atmosfera da Terra tá tão zoada que não dá pra respirar nela, então precisam ingerir um fluido x que ajuda nisso aí e tem pouco fluido x.
Só isso.
É muito, muito monótono.


Cena: o Will Smith pede pra o filho fazer Tal Coisa e o filho não faz

WILL SMITH
Bom, considerando o tanto de vez que você fez merda, não tem mais como continuar. A não ser que você pule da cachoeira e voe, tipo esquilo voador. Mas melhor não. Volte para a nave.

FILHO DO WILL SMITH
Nem. Você não acha que eu consigo!
Você me culpa pela morte da minha irmã!
Não acha que sou bom o suficiente!
*choramingar, choramingar, choramingar*

WILL SMITH
Meu Deus, moleque, só mandei vc voltar pra nave. Relaxa aê.

FILHO DO WILL SMITH
Não! Eu sou bom. Eu consigo!

MINHA AMIGA QUE FALA JAPONÊS
O nome do Filho Do Will Smith quer dizer “expectativa” em japonês. Significa?

Aí o Filho do Will Smith decide pular da cachoeira e... ele meio que começa a voar.
(...)
Juro que tentei pensar numa piada, mas nada que fizesse jus à idiotice dessa cena.
De qualquer jeito, ele é capturado por uma águia gigante, que leva o menino pro seu ninho gigante em cima de uma árvore gigante
Pois é.


Cena: águia gigante = melhor personagem de todo o filme

FILHO DO WILL SMITH
Oi. Tô vivo. Em um ninho. Que está sendo atacado por tigres/leopardos/não sei a diferença.
O que fumaram quando escreveram esse roteiro?

TIGRES/LEOPARDOS GIGANTES
(brigam com a Águia Gigante)

FILHO DO WILL SMITH
Sério que não tem comida melhor para vocês do que filhotes-bebês de ave? Mas que seja, enquanto o circo pega fogo eu vou continuar na minha incrível jornada.
(ele faz isso. Mas como ele é um inútil, está chegando a noite e ele não tem onde dormir, já que a noite na Terra é tipo muito, muito, muito fria e todos congelam)
Adeus mundo cruel, esse será certamente o meu fim, já que meu pai está longe, e nada pode me ajudar, e vou morrer assim como minha irmã morreu e...

ÁGUIA GIGANTE
*aham*

Sim, a águia gigante, por alguma razão, decide cuidar do Filho Do Will Smith e deita em cima dele para esquentá-lo, morrendo no processo.

RIP ÁGUIA GIGANTE
Você estará para sempre em nossos corações.


Cena: e ele chegou onde devia chegar, viva, viva e mais viva.

FILHO DO WILL SMITH
Yay, cheguei. Que beleza.

É mais ou menos nessa parte que você deixou de se importar faz muito tempo e começa a perguntar: mas e os aliens que criaram as ursas? Eles estão bem, estão vivos, morreram todos? Pq, desculpa, mas se a gente invadiu um planeta habitado e começou a matar geral é nossa culpa. Os aliens não fizeram nada além de se defenderem. #teamaliens

FILHO DO WILL SMITH
(conserta o comunicador que tem no braço)
Pai, pai, tô vivão. Cheguei. Chupa essa manga.

WILL SMITH
Bom pra vc. Agora pega o comunicador e aponta pra cima e....*estática*
Droga, estamos com interferência no sinal por... alguma razão qualquer que não tem nenhuma correlação com aumentar o suspense da narrativa.

FILHO DO WILL SMITH
Tá. Se estou sem sinal com o comunicador aqui em baixo, talvez devesse... subir numa montanha?

Filho Do Will Smith fez o nosso teste de QI e é mais inteligente do que a Rihanna. Faça você também, é só clicar no link abaixo.


Cena: sabe aquele final que você adivinhou? Então, ele acontece aqui. Só que dura muito mais tempo do que deveria, e sério, QUEM SE IMPORTA

FILHO DO WILL SMITH
Estou subindo a montanha, subindo a montanha, subindo a montanha, lá lá lá
Ah, merda. Uma ursa. Preciso correr e não ser morto.
*perseguição*
*perseguição*
*perseguição na caverna*
*perseguição no lago*

WILL SMITH
(assiste tudo da nave em monitores que conseguem, por alguma razão, captar a cena em terceira pessoa. Sei que tem câmera na roupa do menino, mas ele não está vendo a cena filmada da roupa, ele está vendo a cena exatamente como nós e... juro que se importasse, ficaria encanada, mas só quero que o filme acabe mesmo)

FILHO DO WILL SMITH
Ah, não, ela está atrás de mim.
Vou morrer, vou morrer, vou morrer igual a minha irmã.

E agora, para o máximo do clichê possível, teremos: MAIS UM flashback para a morte da irmã, seguido de música instrumental dramática e a voz do Will Smith ecoando pelo lugar dizendo o bordão do filme, que o perigo é real, mas que medo é uma escolha.
Então, como o herói em formação que ele é, Will Smith Jr. para de sentir medo.

URSA
Droga. Estava sentindo a presença de um humano aqui.
Será que ele morreu?
Se ao menos meus mestres tivessem me dados olhos, como nosso sindicato vem pedindo há anos. Isso é constrangedor. Ele pode muito bem estar dançando a macarena do meu lado e eu não vou saber. Vergonha. Ainda bem que essa é minha última missão antes da aposentadoria e

FILHO DO WILL SMITH
(mata a Ursa)
Agora podemos voltar pra casa e termos uma boa relação pai e filho!

WILL SMITH
É. Exceto que sua irmã ainda está morta.

THE END











2 comentários:

  1. kkkkkkkkkk concordo plena e totalmente! péssimo filme, muito clichê assisti semana passada e só gastei dinheiro pq não via a hora de sair daquele cinema
    OBS: Seu roteiro e falas ficaram melhores que o do Shyamalan

    ResponderExcluir
  2. Falow ai super crítica, vai lá então fazer roteiro já que é tao fodona em escrever!!!!

    ResponderExcluir

vamos ver o quanto você discorda de mim