Porque se o José Wilker pode, eu também posso.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Avatar

(Avatar, James Cameron, 2009)


[Okay, se você estiver vendo esse filme e não for capaz de descobrir o que vem a seguir, não deveria procriar. Darwin agradece.
Porque, sabe, existe Óbvio, Realmente Óbvio, Na Cara, Você Só Pode Estar Me Chamando De Idiota e Avatar]




Prólogo

Cena: há muitos e muitos anos atrás, em algum quintal...

JAMES CAMERON CRIANÇA
(brincando com alguns bonequinhos feitos de batata e papelão)
E aí, eles vão invadir a floresta onde os Na’vi moram...

AMIGO DO JAMES CAMERON CRIANÇA
O que são Na’vi?

JAMES CAMERON CRIANÇA
Já te disse isso! Eles são o povo azul e gigante que vive na floresta. Eles tem vários animais diferentes – do tipo de dinossauros coloridos – e são muito espertos. Aí os soldados atacam os Na’vi e...

AMIGO DO JAMES CAMERON CRIANÇA
Mas por que eles estão fazendo isso? E que tipo de nome é Na’vi? E por que eles são azuis?

JAMES CAMERON CRIANÇA
Bom, os Na’vi são uma raça...

AMIGO DO JAMES CAMERON CRIANÇA
(se levanta)
Não quero mais brincar disso. Coisa mais chata. Vou arranjar um amigo melhor que queira brincar de Liga da Justiça como qualquer outra criança normal.

JAMES CAMERON CRIANÇA
(sozinho com seus brinquedos)
Eles vão ver só! Um dia... ah, um dia...


[alguns anos depois, mas precisamente em 2006, James Cameron adulto está em sua casa quando assiste o último filme de M. Night Shymalan – Dama na água.]

JAMES CAMERON
Ora. Se Shaymalan pode fazer um filme medíocre usando como base uma história que contava para que seus filhos caíssem no sono, então eu posso fazer um filme medíocre usando como base a história que inventei para brincar no quintal. Só que com muitos mais efeitos especiais!

E assim surgiu...


AVATAR

Ou

Já Imaginou Quantas Crianças Poderiam Ser Alimentadas Se Ao Menos Algumas Das Sequências de Efeitos Especiais Fossem Cortadas
?


Cena: alguma nave cheia de câmaras que se aprecem com aqueles hotéis verticais do Japão, só que com uma roupagem bem mais moderna. E onde nosso herói esteve adormecido por seis anos, ou algo assim.

HERÓI EM SUA FORMA HUMANA
(em voice over. Sim, o filme todo é narrado para você, já que Deus sabe que o telespectador é incapaz de compreender qualquer coisa sem esse recurso)
Pois então. Meu nome é _______, e estou chegando em Pandora. O que é Pandora? Bem, é um planeta cheio de uma fauna e flora diversificada e com um povo azul grande e cheio de rastafaris que se chamam Na’vi.

VOCÊ
Pandora. Tipo, a caixa? Qual será o tipo de metáfora que o diretor/roteirista quis fazer aqui?

DIRETOR/ROTEIRISTA JAMES CAMERON
Hm... eu só achei mesmo o nome sonoro. Pandora. Pan-do-ra. Pan. Do. Ra! Não parece nome de golpe de videogame?

HERÓI EM SUA FORMA HUMANA
Bom, tinha um irmão gêmeo, que morreu. Ele era um cientista super brilhante, enquanto eu era um fuzileiro naval qualquer. De alguma forma fiquei paralítico e recebi a proposta de fazer parte desse projeto ultrassecreto do governo e...

DIRETOR/ROTEIRISTA JAMES CAMERON
Não, não! Não é o governo, e sim uma organização paralela que procura lucro.

HERÓI EM SUA FORMA HUMANA
Mas eles não são do exército?

DIRETOR-ROTEIRISTA JAMES CAMERON
Bom, meio. Mas o fato é que não posso fazer uma crítica direta ao sistema de exército americano, então vamos nos manter com a história da organização privada, sim? Agora, siga em frente.

HERÓI EM SUA FORMA HUMANA
Como quiser. Como ia dizendo, essa organização me contratou porque tenho a mesma formação genética do meu irmão gêmeo, e posso assim assumir o controle do Avatar dele – que seria uma cópia azul no estilo Na’vi da minha pessoa. Eu deito numa caminha, fecho os olhos, e acordo no corpo do bicho. Legal, não?


Cena: base do exército... ops, desculpe. Alguma base com aparência de militar em Pandora.

CIENTISTA DE BOM CORAÇÃO
Está brincando que o meu cientista morreu e me dão no lugar um cara que era um fuzileiro naval? O que ele sabe sobre o povo Na’vi? Sobre a cultura? Sobre qualquer coisa além de colocar o dedo no gatilho e atirar?

CARA QUE SÓ ESTÁ ATRÁS DO LUCRO
Você devia ficar feliz porque arranjamos alguém para usar o corpo azul que já foi construído, do contrário seria um tremendo gasto de dinheiro.

MILITAR DURÃO
E pense só que legal se tivermos um fuzileiro no corpo de um bicho azul? Você pode conseguir informações sobre o povo e nos contar tudo depois... se fizer isso para mim, darei um jeito de consertar suas pernas e poderá andar novamente.

HERÓI EM SUA FORMA HUMANA
Tudo bem. Mas... por quê?

CARA QUE SÓ ESTÁ ATRÁS DO LUCRO
Ora. Não sabe? O planeta tem uma das maiores reservas de um metal super caro chamado unobtainium.
(doeu em você também?)
Ele flutua, por alguma razão absurda. De qualquer jeito, a maior reserva do planeta está... duvido que você adivinha, duvido, duvido!

HERÓI EM SUA FORMA HUMANA
Embaixo da colônia de nativos?


Cena: Pandora, a floresta. Que é um misto de Jurassic Park e Atlantis, o reino perdido. Tudo é grande, colorido, exagerado, e fosforescente. Imagino que o cenário fica bem mais impressionante após um pouco de LSD.

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
(é, ele deitou na cama, fechou os olhos e acordo no corpo do Avatar)
Olha só para mim, agora eu posso correr e pular!

CIENTISTA DE BOM CORAÇÃO
Que bom para você. Agora fica quieto enquanto nós recolhemos algumas amostras da flora desse planeta, okay?

[Ele, é claro, não fica quieto. E é claro que, em suas explorações, encontra um tipo grande de dinossauro que tenta atacá-lo.]

CIENTISTA DE BOM CORAÇÃO
Run, Forrest, Run!

[Herói saí correndo, desviando de tudo pela floresta e gastando uns bons milhões de dólares em efeitos especiais. Então chega a um tipo de cachoeira e pula, escapando do bicho.
Hm.
Olha, posso estar muito enganada, mas a impressão que tive é que o tamanho da cachoeira mudou de uma cena para outra.]

CONTINUIDADE EM FILMES HOLLYWOODIANOS
Considerando minha fama, não duvido nada.

OUTRO CIENTISTA DA EXPEDIÇÃO
Ferrou. Agora perdemos o Herói Em Sua Forma Azul, e só poderemos voltar para buscá-lo amanhã. Ninguém conseguiria sobreviver em Pandora sem ajuda. Ninguém. A não ser que tratasse de alguém muito especial. Um escolhido...


Cena: E surge o interesse romântico. Que também é azul.

INTERESSE ROMÂNTICO
(está com o arco e flecha apontado para Herói Em Sua Forma Azul, pronta para matar quando... uma água-viva voadora pousa em cima da sua flecha. Logo, ela abaixa o arco. Porque é óbvio que se uma água-viva voadora não quer que você mate alguém, você obedece. Escutou isso, Bethlem Royal Hospital?)
Droga. Agora vou ser obrigada a salvá-lo.

[ela faz isso, já que o Herói está sendo atacado por um monte de... hm... cachorros que foram jogados no piche?]

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
Valeu aí, garota.

INTERESSE ROMÂNTICO
(falando inglês ao invés da língua dos bichos azuis)
Não me agradeça por isso! Que absurdo! Matar nunca é uma coisa aceitável no meu povo. Nós somos de Deus por aqui.

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
Ué, mas você não ia me matar algumas cenas atrás? Como que aquilo era aceitável?

INTERESSE ROMÂNTICO
Fique quieto. Você é como uma criança. Como uma criança. Exatamente como uma criança. Criança. Criança!

[várias águas-vivas voadoras aparecem e pousam em cima do Herói. Sim, é muito bem feito, e esteticamente lindo. Continua sendo babaca.]

INTERESSE ROMÂNTICO
Nossa. Essas são as sementes da vida, espíritos puros de luz que representam nossa deusa, Eywa. Eles te escolheram. Isso é um sinal. Vem comigo.



Cena: a casa dos Na’vi. Que é tipo o formigueiro de Formiguinha Z. Só que dentro da árvore ao invés de embaixo da Terra.

CHEFE DA TRIBO
O que é isso? Por que trouxe essa coisa para cá?

XAMÃ DA TRIBO
Ele não é um de nós.

[ainda não entendi muito bem toda essa coisa do ‘ele não é um de nós’. Tá, eu sei que ele é um humano no corpo de um Na’vi. Mas como é que os Na’vi sabem disso? Antes achava que só existiam aqueles bichos azuis, então todo mundo conhecia todo mundo, logo seria difícil aparecer por lá. Mas no final do filme você vê que existem outros povoados. Logo, por que diabos ele não poderia ser alguém de outra tribo? Tá (2), ele não sabe falar a língua deles. Grande coisa. Quer dizer que se fosse um humano que soubesse o dialeto no corpo de um Na’vi, estaria de boa? Enganaria todo mundo?]

CHEFE DO EXÉRCITO DA TRIBO
Eu disse para a Interesse Romântico não trazer ele para cá. Mas me escutou? É claro que não. Bom, posso muito bem matá-lo e...

INTERESSE ROMÂNTICO
Não! Eu recebi um sinal da nossa deusa.

CHEFE DA TRIBO E XAMÃ DA TRIBO
Tem certeza?

INTERESSE ROMÂNTICO
Mas é claro, meus pais.

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
Tá zoando que eu vou me envolver com a filho do chefe com a xamã? Gente. Que...

DIRETOR/ROTEIRISTA JAMES CAMERON
Não se esqueça quem te paga o salário.

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
... original.

XAMÃ DA TRIBO
Bom, se é assim, então nós devemos ensinar tudo o que sabemos para ele. Todas as nossas tradições, a forma de ver o mundo, o segredo da floresta... tudo. No final ele acabará como um de nós. Ou não. Que seja. O importante para o seguimento da trama é que quem vai ser a professora dele será minha filha, Interesse Romântico. Boa sorte.


Cena: e vamos gastar mais um pouco de dinheiro em efeitos especiais. Deus sabe que o mundo não está passando por uma crise financeira ou algo assim.

[Interesse Romântico começa a tentar ensinar as nuanças da floresta para o Herói. No começo, é claro, ele não consegue fazer nada direito, é claro que sofre bullying nas mãos do Chefe Do Exército Da Tribo. Ah, mencionei que ele também é o prometido da Interesse Romântico?
Enquanto o Herói tenta aprender, Você é apresentado à técnica de “conexão” com a natureza usada pelos Na’vi. Nada de sutilezas nesse filme. Eles realmente pegam a ponta do cabelo e grudam na ponta do rabo dos bichos, os controlando. É altamente perturbador, na minha opinião.]

INTERESSE ROMÂNTICO
Você tem que sentir o fluxo da vida fluindo através da natureza. Toda criatura viva é importante e faz parte de uma rede intrincada de conexões que...

VOCÊ
(prestando atenção demais no chão da floresta que acende quando eles pisam – sério, um beijo em quem criou a concepção de Pandora. É muito Alice no país das Maravilhas drogada. Excelente. – para se importar com o diálogo. E sorte sua)

Contagem de clichês até o momento: astronômica.


Cena: o que acha? E mais alguns milhões dando tchau para você da tela do cinema.

INTERESSE ROMÂNTICO
Acho que você pegou o jeito da coisa. O próximo passo é tentar domar seu próprio monstro alado. Todos os caçadores tem um, e apenas um, durante toda a vida.

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
E como faço? Encaro fixamente, faço uma reverência e espero que retribua?

INTERESSE ROMÂNTICO
Não exatamente...

[Então, todos as bichos azuis que vão atrás de um monstro alado sobem por uma construção de pedras, pulam em cipós e basicamente desafiam as leis básicas de gravidade, até encontrarem o lugar onde os hipogrifos vivem. Lá chegando, lutam com o monstro até conseguirem domá-lo. Então, saem voando. E voando. E voando. E voando mais um pouco...]

Pausa para observar o gritinho de Xena, a princesa guerreira que alguém (normalmente a Interesse Romântico, mas não apenas) fica soltando a sequência toda. Gente, como aquilo é irritante.

DIRETOR/ROTEIRISTA JAMES CAMERON
Quero mostrar tanto que a relação dos dois evoluiu para um estado de intimidade maior quanto... bom... sabe... dinossauros gigantes voando por uma floresta! Uhu!

INTERESSE ROMÂNTICO
(completamente do nada)
Sabe esse bicho que você domou hoje? Então, tem um tipo especial dele – um que é colorido e grande. Só quatro ou cinco pessoas na história do meu povo conseguiram domá-lo. Seria preciso alguém muito especial para fazer tal coisa, quase que um escolhido, iluminado por Deus...

CRIANÇA SENTADA ATRÁS DE MIM NO CINEMA
Mãe, o Herói vai domar esse bicho no final, não vai?

MÃE DA CRIANÇA SENTADA ATRÁS DE MIM NO CINEMA
Fala baixo, filha. Não estamos em casa.


Cena: completamente gratuita e perturbadora cena de... hm... sexo?

INTERESSE ROMÂNTICO
Agora você é um de nós, Herói. Pode fazer um arco da madeira da árvore sagrada e escolher uma esposa.

VOCÊ
(que até então considerava a sociedade dos Na’vi como algo igualitário)
Escolher uma esposa??

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
Eu já escolhi alguém. Mas ela precisava me querer de volta.

INTERESSE ROMÂNTICO
Eu quero.

(eles se beijam. Na boca mesmo. Você meio que fica esperando que juntem os cabelos, mas isso não ocorre. O que acontece é bizarro demais para ser descrito)


Cena: um monte de coisas desnecessárias para o desenvolvimento da trama depois...

DIRETOR/ROTEIRISTA JAMES CAMERON
Desenvolvimento da trama?

MILITAR DURÃO
Olha só. Cansamos de ficar de lado enquanto você pula de galho em galho e se redescobre como ser humano no meio da mata. Nós vamos derrubar geral para poder pegar a pedrinha com nome vergonhoso.

HERÓI EM SUA FORMA HUMANA
Mas você não pode fazer isso!

MILITAR DURÃO
Mas é claro que posso. Não se esqueça da máxima: Humanos São Filhos Da Puta.

CARA QUE SÓ ESTÁ ATRÁS DE LUCRO
E queremos dinheiro!

[Logo, o que acontece? Explosões, é isso o que acontece. Mas não sem antes...]

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
(para os Na’vi. E falando na língua deles, é claro, já que o momento emocionante meio que pede uma coisa dessas)
Olha só, vocês precisam sair daqui. Os humanos vão destruir a casa de vocês.

OS NA’VI
(burburinho)

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
Não, é sério. E, mesmo sem nenhuma motivação racional, vou contar na frente de todo mundo que fui mandado para cá com o propósito de passar informações sobre o estilo de vida de vocês para o exer... quer dizer, a organização privada.

INTERESSE ROMÂNTICO
Quer dizer que tudo não passou de uma mentira?

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
(praticamente textual)
Não! No começo... mas eu me apaixonei. Primeira pela floresta, depois pelo povo... e finalmente por você.

SEU INTELECTO
Ah, qual é. Mereço um pouco mais do que isso, não?

[Aparentemente, não. Já que os Na’vi se sentem muito traídos para seguir o conselho do Herói e acabam sendo atacados dentro da árvore. Correria, gritos, gás, explosões, lágrimas, sangue... a coisa toda.
E ainda tem mais quarenta de minutos de filme. Sério.]

TODOS OS NA’VI QUE NÃO MORRERAM NO ATAQUE
(vão se refugiar na Árvore Da Vida ou algo assim, o lugar mais sagrado ever)

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
(deixado para trás)
Sou um pária. Um rejeitado. Ninguém me ama, ninguém me quer... Vergonha, desgraça, humilhação para toda uma raça. Mas não posso deixar que acabe assim. Tenho que lutar! Tenho que conseguir recuperar a confiança deles, mas como?

CRIANÇA SENTADA ATRÁS DE MIM NO CINEMA
Ah, vai logo pegar o monstro colorido por que estou com vontade de ir no banheiro!


Cena: o grande discurso motivacional do Herói, convocando todos à Batalha Final. Discurso este, aliás, que está no trailer. (!)

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
(chegando montado no Grande Dinossauro Colorido)

TODOS OS NA’VI QUE NÃO MORRERAM NO ATAQUE
(fazem reverência)

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
Galera, sei que vacilei. Mas eu realmente percebi o quanto é importante respeitar a natureza enquanto vivia nessa tribo. Ela é nossa mãe e merece mais do que a tratamento que os humanos dão para ela... (uns três clichês depois) Eu faço parte do Povo, e não vamos deixar isso barato. Os humanos estão nos mandando uma mensagem, a de que podem pegar o que eles quiserem. Nós mandaremos uma de volta: a de que estão enganados!

ARAGORN
Meu discurso foi melhor que esse.

MEL GIBSON EM ‘O PATRIOTA’
O meu também foi.

O PRESIDENTE DOS EUA EM ‘2012’
O meu também.

AUSTIN POWERS
Até eu faço melhor. Vamos continuar com isso?


Cena: a grande batalha final, quando todos os povoados dos bichos azuis se uniram sob o comando do Herói Em Seu Novo Monstro Alado Colorido para enfrentar a perversa humanidade.

[dúvida: se você vai enfrentar uma raça que se defende basicamente com arco e flecha, que, como todo mundo sabe, precisa de um espaço aberto para te atingir, porque faz isso em um helicóptero SEM JANELAS??]

TODOS OS NA’VI
Atacar!

TODOS OS MILITARES
Atacar de volta!

HERÓI EM SUA FORMA AZUL
Por Eywa! Uhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!

VOCÊ
Já entendi, caramba. Será que não dava para encurtar a coisa toda? Meu Deus, acha mesmo que esse filme precisava ter quase três horas de duração?
(infelizmente, quase três horas não é uma hipérbole)


Cena: final. Que me recuso a narrar, porque, sabe... sem contar que todo mundo e seu cachorro sabia que iria acabar daquela maneira.

DIRETOR/ROTEIRISTA JAMES CAMERON
(com lágrimas nos olhos)
Meu bebê! Eu disse que conseguiria, eu disse, eu disse...

EU
Se esse filme recuperar tudo o que gastou para ser feito MAIS uma quantidade de lucro apreciável, eu como fígado acebolado com suco de manga.


Observação final: sobre a sonoplastia. E isso agora é sério. Por que toda vez que eles retratam uma civilização um tanto quanto mais “rústica” e “em contato com a natureza” a batida escolhida para simbolizar esse povo tem um caráter africano? Será que mataria dar uma variada? Sem contar que me parece um puta de um preconceito. Parem com os tambores agora mesmo!

FIM

7 comentários:

  1. pois eu acho que está mais para Show De Clichês do que como o ápice do óbvio. tem sempre filmes piores.

    ResponderExcluir
  2. eu não assisti ainda, mas vou assistir pela descrição do cenário. haha

    ResponderExcluir
  3. eu não assisti ainda, mas vou assistir pela descrição do cenário. haha [2]

    e quero ver 3D!

    ResponderExcluir
  4. Quando um colega meu disse ter gostado pelo fato do filme NÃO ser clichê, eu deveria ter levado em conta suas três ou quatro deficiências mentais.

    ResponderExcluir
  5. eu kuase pedi o dinheiro do ingresso de volta, eu paguei quarenta e tantos reais do MEU próprio dinheiro q eu tinha economizado tempo pra caralho pra vê essa palhaçada!!!, peguei trauma de cinema...

    ResponderExcluir
  6. Assim, é bem divertido, sabe? Não é uma coisa que eu assistira uma vez por semana, mas eu dei boas risadas com o filme. É claro que dei risadas ainda melhores com seu post.

    ResponderExcluir
  7. dúvida: como é que alguém paga quarenta e tanto reais para ver um filme?

    o meu asco interior por esse filme tende a crescer mais a cada dia. nunca pensei que diria isso, mas sou mais "dança com os lobos", viu.

    ResponderExcluir

vamos ver o quanto você discorda de mim