(Dark Shadows. Tim Burton, 2012)
Sombras da noite
Ou
Dizem Que Terapia De Casal Ajuda Em Crise No
Relacionamento
Tim Burton e Johnny Depp. Johnny Depp e Tim
Burton. Eles já foram a minha dupla diretor-roteirista preferida, com seus
filmes com protagonistas pálidos, com alma cheio de dores e sofrimentos; com
seu senso de humor aparentemente perdido em meio a um mundo cinza; com o
exagero quase de desenho animado na composição do cenário e do figurino... Ah,
os velhos tempos. Mas como tudo na vida, as coisas mudam, e o que era bom há dez
anos não necessariamente é bom agora. E nada comprova mais essa máxima do que
as duas últimas colaborações da dupla, “Alice” e “Sombras da noite”. Estava
mais do que na hora de parar, repensar o relacionamento e sair da rotina.
“Sombras da noite” não é, em si, ruim. É que
ele é tão... tão... chato. No meio do filme você para e se pergunta “o que mais
falta acontecer? Como eles vão encher mais uma hora dessa desgraça?” – e os
bocejos começam. Já vi filmes piores que esse no cinema, claro, mas não me lembro
agora qual foi o último que vi que me deu tanto sono (“Madagascar 3” chegou
perto, mas é mais curto, então é menor pior). Juro que se não tivesse pagado
onze reais pra ver isso teria dado um cochilo.
O filme tem um dos piores pacings que já vi na vida, correndo como um louco
no prólogo e se arrastando pelo resto das duas horas – Depp está mais do mesmo;
Boham Carter é sempre divertida, mas seu personagem não tem propósito algum (a
não ser como possível gancho de sequência) e o Par Romântico é tão mal
desenvolvido que nem mesmo lembro o nome dela. O filme não decide se quer se
levar a sério ou não, tendo momentos de puro absurdo mesclado com cenas mais
“realistas” (entenda-se “mais realistas dentro de um filme do Tim Burton com um
vampiro”) – ou brinca de terror ou brinca de paródia, meio-termo só deixa as
coisas piores.
Enfim, esse filme é uma produção monótona de
pessoas que a gente sabe que podem fazer melhor.
[sim, tem spoilers. Na verdade, tem 1
spoiler apenas, pq o resto é facilmente adivinhado. E a única razão de esse não
ser adivinhado é pq ele não faz sentido]
Cena: o prólogo
mais corrido na história dos prólogos
VOICE OVER DO JOHNNY DEPP
Oi, gente, tudo
bem? Então, rapidão pq temos que estabelecer toda a backstory no menor tempo possível. Eu sou o filho de uma família
rica, que era dona do negócio de exportação de peixes ou algo assim. Meus pais
construíram uma casa gigante, tipo Hogwarts, pra ser nossa casa. Aí eu tava
pegando uma mina...
MINA QUE O DEPP
ESTAVA PEGANDO
(para no meio do
beijo)
Eu te amo, Johnny.
Diz que me ama de volta.
JOHNNY DEPP
(semi-textual)
Me desculpa, moça,
mas eu não te amo.
MÃE DO JOHNNY DEPP
Uau, te eduquei
muito bem, não?
VOICE OVER DO JOHNNY DEPP
Aí eu me apaixonei
por uma outra moça, uma Loira Pálida Qualquer. A Mina Que Eu Estava Pegando,
que era minha empregada, recalcou quando viu isso. E como ela era uma bruxa,
fez uma estátua de cavalo-marinho cair em cima dos meus pais.
TÚMULO DOS PAIS DO
JOHNNY DEPP
Aqui jaz os pais do JD, esmagados por uma
estátua de pedra de cavalo-marinho.
Morte ingrata.
VOICE OVER DO JOHNNY DEPP
Não contente, ela
enfeitiçou Loira Pálida pra se jogar do penhasco. Quando vi meu amor morto,
pulei atrás – mas de alguma forma ela fez com que eu virasse um vampiro. Fiquei
ainda mais pálido. A Bruxa fez com que pessoal da cidade me prendesse num
caixão e me enterrasse vivo. Aí fiquei preso até os anos setenta, quando a
nossa história começa...
Cena: começo da
história
PAR ROMÂNTICO
PÁLIDO E ESQUECÍVEL
(interpretado pela
mesma atriz que fazia a Loira Pálida Qualquer)
Oi, vi no jornal
que procuravam uma governanta?
Michelle Pfeiffer
Isso. Precisamos
de alguém para cuidar do Menino Mais Novo – ele é filho do meu irmão e não
aceitou muito bem a morte da mãe. Nessa mansão mora também minha filha, A
Adolescente; meu irmão, O Filho Da Puta; e a Helena Boham Carter, A Psicóloga
Do Menino Mais Novo. Só pelos nossos nomes já sabe tudo sobre nós.
PAR ROMÂNTICO
PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Personagens
unidimensionais são o meu forte. Vamos lá!
[Todos os
personagens acima mencionados jantam. Nada demais acontece: A Adolescente
reclama que ninguém a compreende; o Menino Mais Novo insiste que a mãe não está
morta, já que ele consegue falar com ela (o fato dele falar com o fantasma da
mãe é a maior prova do mundo de que ela está morta, mas o que eu sei?); A
Psicóloga Do Menino Mais Novo bebe; o Filho Da Puta tenta dar em cima da Par Romântico;
blá blá blá]
PAR ROMÂNTICO
PÁLIDO E ESQUECÍVEL
(arrumando as
coisas no seu novo quarto)
Só espero ter
feito a coisa certa vindo pra cá... olha, um fantasma!
[ela vê o fantasma
de uma mulher que diz “ele está vindo”. E é isso.]
Cena: Johnny is
back, back again.
[Uma galera
escavando o chão por alguma razão desenterra JD. Gelo seco sai do caixão quando
ele é aberto. Assim como Johnny Depp, que mata todos.]
JOHNNY DEPP
Yay, estou vivo!
Ok, vamos ver, sou um vampiro e não compreendo nada desse mundo.. vou fazer uma
série de piadas sem graça em relação a minha inabilidade de compreender as
coisas a minha volta. Por exemplo, vou achar que os faróis do carro são na
verdade olhos de um demônio indo me arrastar para o inferno. Isso vai ser
legal, não?
A GALERA VENDO O
FILME NO MEU CINEMA
...
[Ele volta pra
casa, onde hipnotiza o Empregado Estranho e descobre que quase duzentos anos se
passaram. E ele não morreu de fome. Aí queria saber se vampiros nunca morrem de fome ou se precisam de
mais tempo, tipo uns 500 anos, pra chegarem a esse ponto. Mas que seja.
Depp então vai
conversar com a dona da casa, MicheLle Pfeiffer]
JOHNNY DEPP
Sou seu
antepassado – tipo aquele que tem o retrato gigante na sala.
Michelle Pfeiffer
Nem acredito. E se
estiver querendo dinheiro, sinto informar mas nossa família está falida.
JOHNNY DEPP
Não quero
dinheiro, quero meu lugar no seio da família – que é a coisa mais importante do
mundo. Meu pai que me disse, numa cena forçada no meio do prólogo.
Michelle Pfeiffer
Que seja. Quero
que vá embora.
JOHNNY DEPP
Sou um vampiro
amaldiçoado por uma bruxa. E vou provar abrindo essa porta secreta que dá para
um quarto escondido cheio de obras de arte e joias – ou seja, temos dinheiro de
novo e vou querer renovar essa casa.
Michelle Pfeiffer
Ah... tudo bem?
Por que me
incomodaria com a noção de que bruxas e vampiros realmente existem? Tem
dinheiro na jogada, fique a vontade de voltar a morar aqui. Só não conte pra
ninguém o que é.
Cena: renovação da
casa + reconstrução da fábrica (montagem auto-explicativa)
Cena: lembra que
tinha uma bruxa, né?
PESSOA NÃO
IMPORTANTE
Ah, Senhora Dona
De Todas As Fábricas De Peixe Da Cidade, desculpa incomodar, mas ficou sabendo
que mataram um monte dos seus funcionários que estavam cavando na estrada ___?
BRUXA
Sério? Que parte,
exatamente?
Gente, mas isso
deve querer dizer que libertaram meu Johnny! É de se pensar que se tivesse
prendido um vampiro em um caixão e mandado enterrar, que não mandaria pessoas
escavarem naquela área...
[ela pega seu
conversível vermelho e vai, putíssima, confrontar JD na casa dele. Pq ela está
puta, você me pergunta? É, também não sei.]
BRUXA
Oi, lindo, você
voltou! Somos um casal de novo?
JOHNNY DEPP
O quê? Você me
transformou num vampiro. Eu sou um monstro por sua causa!
BRUXA
Ai, supera, faz
quase 200 anos. Vou atualizar meu facebook que estamos num relacionamento
sério.
JOHNNY DEPP
Louca.
Cena: é agora que
você pensa, e o resto do filme?
PAR ROMÂNTICO
PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Então, a gente tem
que conversar, né?
JOHNNY DEPP
É, acho que sim...
vamos dar um passeio pela praia. Mesmo que já tenha sido estabelecido que não
posso ficar no sol – as pessoas simplesmente esquecem de detalhes como esse.
A ADOLESCENTE
Minha vida é uma
tristeza, ninguém me entende e quero ir pra NY!
IRMÃO FILHO DA
PUTA
Acho que o JD
esconde alguma coisa. Quem sabe não posso arrancar dinheiro dele?
[nada continua acontecendo
por pelo menos uns vinte minutos. Dica: não vá pra esse filme com sono, vai
desperdiçar seu dinheiro.]
Cena: Todas Quer
Johnny Depp
PSICÓLOGA DO
MENINO MAIS NOVO
Então, acho que
estou afim de pegar o Johnny Depp. Quem não estaria, não é? Mesmo com essa
maquiagem forçada de caveira, ele ainda é super gato. Quer ser hipnotizado, JD?
JOHNNY DEPP
Ahn... ok.
[aí ela descobre
que ele é um vampiro. Mas tudo bem, sabe, descobrir que a) vampiros existem; b)
bruxas existem; c)você está morando na mesma casa que um assassino.
A minha única
reação também seria ficar irritada “pq ninguém me contou isso antes”.]
PSICÓLOGA DO
MENINO MAIS NOVO
A gente podia
tentar fazer uma espécie de transfusão de sangue, trocar seu sangue por sangue
humano. Aí você deixa de ser vampiro. Ou qualquer coisa assim.
JOHNNY DEPP
Pq não? Temos que
matar o tempo mesmo.
PSICÓLOGA DO
MENINO MAIS NOVO
E a gente podia
transar também, né?
JOHNNY DEPP
De novo,pq não?
Cena: ah, mas eu
gostava dos hippies
[Johnny Depp mata
todos os pobres hippies maconhados em
volta da fogueira.]
Cena: ah, cala a
boca, JD
BRUXA
Olha, vou oferecer
_____ de dinheiro se me venderem a sua única fábrica, que nem de perto é uma
ameaça ao meu império de exportação de peixes.
JOHNNY DEPP
Nem. E quero que
faça com que volte ao normal. Não quero ser um monstro! É por sua causa que
matei aqueles pobres hippies
cabeludos e os funcionários na estrada.
BRUXA
E você quer
enganar quem que está com remorso? Meu filho, falar “desculpa, mas vou ter que
te matar” não é indicação de peso na consciência, é indicação de roteiro mal
escrito. Teve alguma cena em que você estava em depressão pelo que fez? Teve alguma
cena em que você contemplou o suicídio, tentou andar no sol ou algo assim? Não,
porque você não está nem aí pras pessoas que matou, então para de fingir que se
importa. Porra de roteiro forçado.
JOHNNY DEPP
Ahn... vamos
transar agora então?
BRUXA
É, vamos. Aparentemente
duzentos anos preso e você ainda não aprendeu a lidar comigo.
[eles transam,
quebrando o apartamento e tals – em dúvida se é pra ser engraçado ou não. Ninguém
no meu cinema riu, e tinha umas meninas de 13 anos atrás de mim.]
BRUXA
Agora podemos nos
casar, e ter dois filhos chamados Teresa e Jonathan, e vamos morar numa casa
com cerca branca e ter dois cachorros chamados Bela e Fera e...
JOHNNY DEPP
Desculpa, mas isso
não vai acontecer de novo. Não amo você.
BRUXA
Ai, sério mesmo
que voltamos pro começo do filme?
Cena: Johnny Depp
dá um “baile” pra recuperar o amor das pessoas da cidade
PAR ROMÂNTICO
PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Oi, alguém lembra
de mim? Eu deveria estar nesse filme, não?
JOHNNY DEPP
É, vamos declarar
nosso amor na sacada, já está na hora.
PAR ROMÂNTICO
PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Tudo bem. Mas posso
pelo menos ter um flashback da minha
vida? Não vai servir pra nada, mas vai dar a impressão que meu personagem é
importante nessa história.
JOHNNY DEPP
Fique a vontade.
PAR ROMÂNTICO
PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Quando eu era
criança eu via um espírito. Meus pais, aparentemente não conhecendo o conceito
de “amigo imaginário” me prenderam num manicômio, onde fiquei até a vida
adulta. Escapei pela janela, corri e, com ajuda do me amigo fantasma, vim pra
cá.
JOHNNY DEPP
Ah.
PAR ROMÂNTICO
PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Só quero alguém
que me ama de volta.
[Eles se beijam. É
claro que a Bruxa chega bem na hora e fica puta.]
Cena: Johnny manda
o Irmão Filho Da Puta embora
[é mais uma cena
inútil, que serve para preencher espaço em um filme que não sabe mais o que
fazer com seu tempo]
Cena: (possível spoiler)
JOHNNY DEPP
Ah, Psicóloga Do
Menino Mais Novo, queria saber se... nossa, você está usando o meu sangue para
tentar virar uma vampira!
PSICOLÓGA DO
MENINO MAIS NOVO
Ai, sabe o que é,
quero ser nova e linda pra sempre.
JOHNNY DEPP
Que seja. Vou te
matar agora.
PSICÓLOGA DO
MENINO MAIS NOVO
(morre)
Cena: final
[Bruxa prende JD
no caixão de novo, mas não enterra dessa vez – deixando fácil para o Menino
Mais Novo libertar o tio. Ela também bota fogo na fábrica da família do Johnny.]
BRUXA
Olha, só,
policial, tenho aqui a gravação do JD confessando que matou um grupo de hippies e meus funcionários. Aposto como
ele já saiu da cidade. Você tem que prender todo mundo daquela família!
MULTIDÃO
ENFURECIDA
É isso aí mesmo
que ela falou!
POLICIAL
(vai até a casa da
família do Johnny Depp)
Desculpa aê, dona
Michelle, mas vamos ter que prender todos vocês.
Michelle Pfeiffer
Pq?
POLICIAL
Ahn.. pq estão
escondendo o Johnny Depp?
Michelle Pfeiffer
Sabe que isso não
faz sentido, né?
JOHNNY DEPP
Não importa. Eu
estou aqui, e me entrego. Mas só se a Bruxa for comigo.
[Ele morde a
Bruxa, que ataca. Os dois começam a lutar com o auxílio de efeitos especiais.]
POLICIAL
Não tem nada pra
ver aqui, vamos todos embora.
MULTIDÃO
ENFURECIDA
( faz isso. Pq ver
um homem ser preso é super legal, mas ver um vampiro e uma bruxa brigando não
vale a minha presença)
BRUXA
Você nunca me
amou. A culpa é toda a sua.
JOHNNY DEPP
Você não sabe o
que é amar!
BRUXA
Sinta o poder do
meu recalque.
[Eles lutam mais
um pouco, alguns milhões em efeitos especiais dão tchau pra você da tela do
cinema. Tá tudo muito genérico-normal, até que...]
A ADOLESCENTE
(entra no meio da
briga)
Michelle Pfeiffer
Filha, o quê...?
A ADOLESCENTE
É, mãe, sou um
lobisomem.
BRUXA
É, eu mandei um
lobisomem morder sua filha quando era pequena. Também matei a mãe do Menino
Mais Novo. Meu recalque não tem limites muahahahaha
Michelle Pfeiffer
Pera, mas como
assim minha filha é um lobisomem e eu nunca soube?
A ADOLESCENTE
Sem tempo para
explicação. Estamos no meio de uma luta. E agora com fogo na casa!
[mais luta, até
que de maneira que redefine anti-clímax, o Fantasma Da Mãe Do Menino Mais Novo
derrota a Bruxa. Pq ela não fez isso mais cedo, jamais saberemos]
BRUXA
Da hora a vida,
morri por um personagem que não tem nem nome.
(morre)
A MANSÃO DA
FAMÍLIA DO JOHNNY DEPP
(é destruída pelo
fogo. Espero que exista seguro nos anos 70)
Cena: ah, tem o
Par Romântico, lembra dela?
PAR ROMÂNTICO
PÁLIDO E ESQUECÍVEL
(tá indo pro alto
da mesma montanha em que a Moça Pálida Qualquer se jogou)
(deve ser longe
pra caramba essa montanha, pq da hora que a Bruxa colocou o feitiço até agora a
menina não ter chegado ainda...)
JOHNNY DEPP
Não! Por favor,
mais uma Moça Pálida morrendo aqui não!
PAR ROMÂNTICO
PÁLIDO E ESQUECÍVEL
(semi-textual)
Você pertence às
trevas. Eu sou da luz. Você vai viver pra sempre. Eu vou envelhecer. Tem que
ser assim.
(ela se joga. JD
fica louco, pula atrás, e morde a moça)
JOHNNY DEPP
Ok, estou confuso.
Por “tem que ser assim” quis dizer que a única maneira de ficarmos juntos era
você ameaçar suicídio, aí eu transformaria você em uma vampira?
Mas você é luz e
eu sou trevas. Não sabia que estava afim de virar “trevas” por minha causa.
E a gente podia
muito bem discutir calmamente sobre o assunto ao invés de você pular do
penhasco – se meus reflexos fossem piores, você teria morrido e aê?
PAR ROMÂNTICO
PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Ai, quieto. Estamos
juntos! E essa é, tipo, nossa quarta cena juntos!
JOHNNY DEPP
É. Bom também.
FIM
'mãe, eu sou um lobisomem, supera" eh meu novo exemplo de lazy writing
ResponderExcluirTava afim de assistir o filme mas essa vontade diminui com o tempo e mais ainda com sua critica. Mesmo assim adorei,ri muito
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
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