Porque se o José Wilker pode, eu também posso.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Os Substitutos

(Surrogates, Jonathan Mostow, 2009)

Os Substitutos

Ou

Uau, Disney, Até Que Você É Capaz De Não Estragar Completamente Um Filme


Cena: prólogo básico de abertura que estabelece o que está acontecendo na narrativa, para que você consiga seguir os personagens sem ficar fazendo perguntas idiotas.

REPORTÉR DO JORNAL 1
(uma excelente maneira de contar o que está acontecendo sem usar voice-over, sabe)
Então você quer me dizer que inventou um tipo de máquina que pode ser controlado pelo pensamento?

INVENTOR DA MÁQUINA
Claro. É só conectar os fiozinhos, as pessoas ficam deitadas em uma cadeira super moderna e com uns óculos maneiros, e conseguem controlar o corpo de um robô qualquer, feito da maneira como a pessoa escolher. Ou seja, todo mundo vai poder ser sua própria versão do Brad Pitt e da Angelina Jolie.

REPÓRTER DO JORNAL 2
Mas isso é fantástico! Ninguém mais vai ser morto, já que se alguém te matar na rua estará simplesmente atingindo sua versão robô. Sem contar nas doenças, como aquelas sexualmente transmitidas (= AIDS, nos filmes. Sempre), que também não serão mais um problema.

INVENTOR DA MÁQUINA
Exatamente! Até mesmo as taxas de criminalidade vão baixar!

REPÓRTER DO JORNAL 1
Vão baixar? Mas como? Por quê?

INVENTOR DA MÁQUINA
Sei lá. É o que diz essas pesquisas. As vezes tudo o que o ser humano precisa para começar a respeitar propriedade privada é se sentir bonito.

REPÓRTER DO JORNAL 2
Anh... claro. Bom, outra coisa que seria bom mencionar em nossa reportagem – sem contar que é de grande importância para o pessoal que está vendo esse filme – é que tem um povinho que não quer usar os robôs. Eles moram em zonas fechadas onde só entram humanos e tem como líder uma Cópia De Xamã Africano.

REPÓRTER DO JORNAL 1
Hum. O líder da resistência, pintada como retrógrada e careta, é um negro que usa roupas com fortes influências africanas. Imagino se isso não seria considerado preconceito.

REPÓRTER DO JORNAL 2
Disney e Preconceito na mesma frase? Não me faça rir!

[Não percam, no cinema mais próximo de você, a estreia do novo filme da Disney: A princesa e o sapo. Sim, estamos no final de 2009 e só agora essa corporação decidiu utilizar um personagem negro como algo além de empregado e figuração.]


Cena: Agora que você já sabe o que está acontecendo, a vaca vai para o brejo.

UM CARA QUALQUER COM ROSTO PHOTOSHOPADO
(mas, nesse caso, não é erro de ninguém. É que todos os robôs são assim. Igual a Milla Jovovich em Resident Evil 3)
Olha, meu pai queria que eu fosse para a Ópera, mas por quê? Todas elas acabam em morte mesmo. Prefiro ir a um clube noturno. Vamos lá!

[Ele vai para um clube noturno, onde tem várias pessoas-robôs dançando. Todo mundo lindo, bonito e arrumado – é quase como entrar em uma festa da novela das oito da Globo. Exceto que todo mundo dança igualzinho ao The Sims]

LOIRA GOSTOSA
Oi bonitão. Vamos dançar?

EU
(para o meu irmão)
Olha, se todo mundo pode fingir ser um robô, quem te garante que não tem um monte de homem fingindo ser mulher? Assim, se você pega uma menina na boate e dorme com ela, e ela acabar sendo um homem, você meio que transou com um cara.

MEU IRMÃO
(olha para mim como se eu fosse doente)


[A Loira Gostosa e Um Cara Qualquer Com Rosto Photoshopado saem do clube para se pegarem do lado de fora. Eis que surge o Assassino Idiota]

ASSASSINO IDIOTA
(mata os dois com uma arma muito divertida que solta uma espécie de raio azul)


Cena: aparece a polícia. E o Bruce Willis, de quem eu gosto muito – mesmo se for pela simples razão de que ele deu o fora da Demi Moore.

BRUCE WILLIS VERSÃO KEN
O que aconteceu aqui?

PARCEIRA LOIRA DO BRUCE WILLIS
Um cara qualquer deu PT em dois robôs, e mais alguns saíram danificados quando ele causou um acidente quando dava fuga.

BRUCE WILLIS VERSÃO KEN
Conseguiram descobrir a identidade do robô masculino?

PARCEIRA LOIRA DO BRUCE WILLIS
Nem. O chip de identidade que fica na nuca está todo destruído. Mas o da Loira Gostosa, mesmo que também esteja com os olhos detonados, ainda tem chip. É uma tal de Cameron Alguma Coisa. Vamos lá falar com ela?

BRUCE WILLIS VERSÃO KEN
Claro.

[entram no carro e dirigem até a casa da Cameron Alguma Coisa. Lá chegando, descobrem que a dita está morta na cadeira. Ah, e que é um homem gordo e feio]

MEU IRMÃO
Credo.

EU
Não disse? Nunca teria coragem de pegar ninguém nesse mundo.



Cena: E bora desvendar o crime. Afinal, esse é um filme meio policial, meio ficção científica...

BRUCE WILLIS VERSÃO KEN
Bom, para começar, seja lá o que foi feito com o robô causou a morte da pessoa que estava pilotando a coisa de dentro de casa – o que já é ruim o suficiente. E para terminar o morto é o filho de alguém importante. Mais precisamente do Cientista Fodão que inventou a...

REPÓRTER DO JORNAL 3
(aparecendo sem nenhuma razão aparente. A não ser, é claro, que o diretor tenha realmente gostado dessa maneira de fazer a trama caminhar)
O único filho do Cientista Fodão foi encontrado morto mais cedo. Como todos vocês deveriam saber, Cientista Fodão foi o cara que primeiro inventou a tecnologia dos substitutos e fundou a Corporação Que Tem Como Nome Alguma Sigla Obscura. É claro que depois de algum tempo ele acabou brigando com o restante da empresa e expulso da diretoria. Depois disso, nunca mais deu as caras na mídia...

PARCEIRA DO BRUCE WILLIS
Será que o Cientista Fodão vai falar com a gente? Afinal, ele é rico e recluso, e não deve ser assim tão fácil para dois detetives de baixo calibre como nós somos conseguir uma entrevista com um homem de naipe do...

CARA QUE TRABALHA PARA O CIENTISTA FODÃO
Podem vir. Ele está esperando vocês.

CIENTISTA FODÃO
(no corpo de um robô não-tão-bonito-quanto-o-que-se-esperaria-de-alguém-rico)
Entrem, sentem, e deixem que eu descarregue toda a minha raiva por ter tido um filho morto em cima de vocês.

BRUCE WILLIS VERSÃO KEN
Eu sei como você se sente. Eu também perdi um filho.

PRÉ-REQUISITO DE TODOS OS TRABALHOS DA DISNEY DE QUE O PERSONAGEM PRINCIPAL TENHA TIDO AO MENOS UMA PERDA NA FAMÍLIA, DE FORMA QUE SE TORNE ALGUÉM COM QUEM TERÍAMOS EMPATIA SEM MUITO ESFORÇO
(checado)

CIENTISTA FODÃO
Ah. Não sabia disso. Me desculpe, então. Essa seria uma boa hora de mencionar que meu filho costumava pegar um dos meus robôs emprestados e dar uma volta por aí?


Cena: Tentativa de desenvolver o lado emocional do personagem principal, através das reação conturbada de Bruce e sua esposa.

MULHER DO BRUCE WILLIS VERSÃO BARBIE
Querido, o que está fazendo andando por aí com rugas na cara e barriga de choppe? Onde está seu robô?

BRUCE WILLIS VERSÃO NORMAL
Está no carregador. Não acha que está na hora de a gente tirar umas férias? Podíamos viajar um pouco. Nós dois, sem os robôs.

MULHER DO BRUCE WILLIS VERSÃO BARBIE
Sem os robôs? Você tem que estar brincando com a minha cara.

BRUCE WILLIS VERSÃO NORMAL
Ao menos podíamos conversar um pouco sobre a morte de nosso filho.

MULHER DO BRUCE WILLIS VERSÃO BARBIE
Conversar? Não sei de onde tirou essa ideia. Somos americanos. Não conversamos sobre nossos sentimentos. Nunca. É por isso que acabamos votando em presidente como Bush. Duas vezes.


Cena: a obrigatória perseguição de carro + helicóptero + tiros + explosões
(mais sem sangue, só mesmo o fluido verde que escapa dos robôs. Quer dizer, estamos falando da Disney. Alguém aqui lembra de Narnia? )

PARCEIRA LOIRA DO BRUCE WILLIS
Conseguimos localizar o paradeiro do Assassino Idiota. Ele está na Rua Tal, indo em direção à Reserva Dos Humanos Que Odeiam Máquinas... hei, onde você está indo?

BRUCE WILLIS VERSÃO KEN
Vou atrás do cara, sem pensar. Por que é isso que eu sou. Um ator de ação, que age na adrenalina, sabe? Agora, fica por aqui mesmo e fale com o Gordo Nerd Que Cuida Dos Computadores. Isso será importante para o desenvolvimento narrativo mais tarde. Até.

PARCEIRA LOIRA DO BRUCE WILLIS
Okay. E aí, Gordo Nerd Que Cuida Dos Computadores, como vai?

GORDO NERD QUE CUIDA DOS COMPUTADORES
(que obviamente não usa um robô. Quer dizer, quem escolheria ser um Gordo Nerd Que Cuida De Computadores se pudesse pegar o corpo do, sei lá, Orlando Bloom?)
Tudo bem, e você? Olha só que interessante o que eu posso fazer da minha central. Posso, com um simples comando, desativar o contato entre um substituo e a pessoa que o está controlando. Além de poder escutar/ver tudo o que qualquer um está fazendo em qualquer momento. Legal, não?

PARCEIRA LOIRA DO BRUCE WILLIS
Mais isso é ilegal. Um governo não pode invadir assim a privacidade e a vida das outras pessoas. Ninguém mais lembra da Constituição? É um completo absurdo, e um ultraje, alguém acreditar que tem o direito de nos espionar para o nosso próprio bem e... posso parar agora ou tenho que continuar com esse paralelo/crítica à política intrusiva do governo americano nos últimos anos?

VOCÊ
(nem mesmo se importa com a falta de sutileza das metáforas. Como já foi apontado inúmeras vezes nesse roteiro, trata-se da Disney. A Disney está falando mal dos Estados Unidos da América! Olha, agora só falta o Ronald McDonald se manifestar contra os EUA, e o mundo definitivamente entra em colapso)

[de volta à cena de ação...]

BRUCE WILLIS VERSÃO KEN
(em um helicóptero, perseguindo o Assassino Idiota, que está de moto, correndo e desviando e causando um tumulto generalizado no trânsito da cidade)
Droga. Ele está entrando na Reserva. Não podemos ir para lá, é fora da nossa jurisdição.

MOTORISTA DO HELICÓPTERO
Fora da jurisdição? Desde quanto algo como leis impediu a ação de um verdadeiro Herói? Pense, o que Rambo faria?

ASSASSINO IDIOTA
(desce da moto, pegue a mesma arma que atira raio azul da bolsa, e mata uma penca de policiais)
VOCÊ
Hm. Por que ele não fez isso há cinco minutos atrás?

ASSASSINO IDIOTA
(aponta a arma para o helicóptero, que está perto o suficiente do chão para ser atingido)

PILOTO DO HELICÓPTERO
(morre)

BRUCE WILLIS VERSÃO KEN
(despluga o robô, acordando assim em casa, na sua versão normal)

VOCÊ
Nossa, como ele é inteligente. Desconectou a coisa e assim...

BRUCE WILLIS VERSÃO NORMAL
(volta a colocar os óculos que o ligam a sua versão robô, acordando dentro de um helicóptero sem piloto exatamente a tempo de cair no chão, explodir e perder um braço)

VOCÊ
... esquece.



Cena: a obrigatória perseguição. Dessa vez, a pé. Ah, e com tiros.

ASSASSINO IDIOTA
(corre)

BRUCE WILLIS VERSÃO KEN
(corre também)

VOCÊ
E a arma do raio azul?

MULTIDÃO ENFURECIDA QUE MORA NA RESERVA
É uma máquina! Pega! Mata! Escalpela!

ASSASSINO IDIOTA
(corre mais um pouco)

BRUCE WILLIS VERSÃO KEN
(pula. É uma mistura de James Bond em Cassino Royale, a sequência de abertura, com Homem Aranha. E mesmo assim ele demora um tempo apreciável para alcançar o cara)
Entregue a sua bolsa!

ASSASSINO IDIOTA
Espera um pouco, cara. Sem estresse. Não precisa ficar apontando essa arma.

BRUCE WILLIS VERSÃO KEN
Cala a boca e joga essa bolsa para mim.

[O que o Assassino Idiota FAZ, sem nem mesmo tentar usar o arma do raio azul novamente. Nesse ponto, você torce para Bruce Willis mate o cara porque ele é Burro Demais Para Viver. É claro que Bruce Willis tem que provar que a falta de QI não é exclusividade de ser parceiro de cena, quando se abaixa para pegar a bolsa e recebe um tiro no peito de uma mulher gorda com uma espingarda]


Aviso: a partir daí, alguns spoilers podem aparecer. É claro que a história desse filme não é nada demais, e não é como se estivesse revelando o final de Donnie Darko ou Psicose. Mas, mesmo assim, se quiser ver o filme e manter um módico de surpresa, recomendo que pare de ler.


Cena: Bruce Willis ferrou o robô, então será normal pelo resto da trama.

BRUCE WILLIS
(para sua parceira loira)
Sei que me tiraram da investigação por ter seguido a regra de ouro dos heróis de ação do Agir Sem Considerar As Consequências, mas não posso desistir do caso. Não posso. Não posso.

PARCEIRA LOIRA DO BRUCE WILLIS
Okay. O que pretende fazer agora?

BRUCE WILLIS
Não sei. Vou dar uma volta por aí e esperar por uma visita da inspiração.

[E ela surge no formato de... uma criança em um carro com motorista?]

CRIANÇA
Entre aí.

BRUCE WILLIS
?

CRIANÇA
Não está vendo que eu sou na verdade o Cientista Fodão? Estou usando outros tipos de robô, uma vez que tem alguém por aí tentando me assassinar. Você ainda não conseguiu desvendar o assassinato do meu filho, não é, seu inútil? Pois eu vou te ajudar. Vou te dar uma dica não muito clara a respeito da coisa toda. E minha dica, tirando toda a baboseira que acrescentei para deixar a coisa mais críptica, é: siga o dinheiro.

BRUCE WILLIS
É essa a sua dica brilhante?

CRIANÇA
Aham. Ah, e já que estamos falando disso, deixa eu mudar de assunto e perguntar como seu filho morreu.

VOCÊ
Nossa, a criança deve ter sofrido uma morte e tanto, para traumatizar assim os pais...

BRUCE WILLIS
Acidente de carro.

VOCÊ
Esquece [2].


Cena: Okay, ele seguiu o dinheiro. E foi parar... onde mais? No exército americano.

CARA DO EXÉRCITO
Não posso te contar nada sobre essa suposta arma que atira raios azuis. É informação confidencial.

BRUCE WILLIS
(cantarolando)
Eu sei onde ela está-ah, e não vou te contar-ah.

CARA DO EXÉRCITO
Bom, usando esse argumento... a gente se juntou com a Corporação Que Tem Como Nome Alguma Sigla Obscura e criou esse bregueço. O objetivo era desativar o carinha que estivesse usando robô, e não matar o coitado. Aí quando a coisa foi mais forte do que o esperado, decidimos parar com a produção. E destruímos todos os protótipos.

BRUCE WILLIS
Menos esse, é claro. Bom, a arma está dentro da Reserva, provavelmente nas mãos da Cópia De Xamã Africano.

CARA DO EXÉRCITO
Putz.


Cena: o exército invade a Reserva. Está vendo, se era para desrespeitar leis mesmo, porque não podiam ter ido atrás da arma quando ela estava com o Assassino Idiota?

CARA DO EXÉRCITO
Vamos lá, cambada. Temos que achar essa arma. E não se esqueçam de só atirar se for necessário.

POVO QUE MORA NA RESERVA
Máquinas! Pega! Mata! Escalpela!

EXÉRCITO AMERICANO
(atira em todo mundo. Um deles acaba acertando a Cópia De Xamã Africano que acaba sendo... [sério, spoiler grave a frente] um robô!)

REVIRAVOLTA NO ENREDO
Vocês não adoram quando nos usam?

CIENTISTA FODÃO
(acorda, tendo sido tirado de seu robô quando ele morreu. Por quê?
Porque é ele que estava por trás da Cópia De Xamã Africano!)

REVIRAVOLTA NO ENREDO
E duas vezes, seguidas?


Cena: e a coisa está acabando. Ah, claro que teve mais algumas cenas, mas eu me dou o direito de passar por cima delas.

CIENTISTA FODÃO
(apontando uma arma para Bruce Willis)
Que legal da sua parte de aparecer para testemunhar o fim do meu plano! Muaahhahahaha!

BRUCE WILLIS
Seu plano? E qual é seu plano?

CIENTISTA FODÃO
(explica a coisa toda, porque Deus sabe que simplesmente matar o Herói é algo secundário ante a perspectiva de expor seu plano maléfico)
A humanidade perdeu sua característica mais básica – o fato de ser humano. E isso não deixa de ser minha culpa, eu com a minha invenção da tecnologia que transformou o homem em algo mais máquina do que qualquer outra coisa. Seria melhor se a humanidade voltasse atrás e pudesse começar novamente.

VOCÊ
Tá. Agora a falta de sutileza está começando a me incomodar.

CIENTISTA FODÃO
A única maneira de arrumar esse erro é matar todo mundo no planeta que está usando um substituo.

BRUCE WILLIS
Sério? Essa é a sua solução?

CIENTISTA FODÃO
Genial, não? Bom, agora que expliquei a coisa toda, perdi a vontade de te matar. Vou simplesmente tomar uma pílula de veneno e te deixar para ver a conclusão do meu plano. (engole a pílula branca e morre)

BRUCE WILLIS
Merda.
(entra em contato com o Gordo Nerd Que Cuida Dos Computadores)
Temos que fazer alguma coisa para impedir a morte de toda a humanidade. Quer dizer, estou chutando que seria de todo o mundo e não só dos Estados Unidos, porque não foi especificado em nenhum momento até agora o alcance dessa coisa. Mas levando em conta que os filmes em geral parecem considerar a máxima Acontece em Nova York Acontece No Universo como lei...

GORDO NERD QUE CUIDA DOS COMPUTADORES
Claro. É só digitar _____ mais ________ e _________. Agora aperte enter.

BRUCE WILLIS
Pronto.

GORDO NERD QUE CUIDA DOS COMPUTADORES
Ótimo. Ninguém mais vai morrer. Agora, aperte ‘sim’ para que os robôs não se desativem. Claro que se você apertar ‘não’, os robôs (e só os robôs, nada de humanos) vão cair desmaiados na rua e a metáfora passada por esse filme será bem mais explícita.

BRUCE WILLIS
(aperta ‘não’ e todos os robôs caem mortos na rua)

VOCÊ
(definitivamente incomodado pela falta de sutileza)


FIM



4 comentários:

  1. achei que faltou explosões. fala sério, carga explosiva tem mais tiros e fogos voando.

    ResponderExcluir
  2. Eu queria ler, mas ainda pretendo ver esse filme ._.

    ResponderExcluir
  3. eu ainda n sei pq vc ainda perde seu tempo vendo esse tipo de filme..;)

    ResponderExcluir
  4. Hei! é claro que vejo filmes melhores do que este. mas qual é a graça de fazer um roteiro de 'os homens preferem as loiras'? Bem mais interessante faezr de algum que é mais fácil detonar...

    ResponderExcluir

vamos ver o quanto você discorda de mim