Porque se o José Wilker pode, eu também posso.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas

(Batman, the dark knight - Christopher Nolan)







Coisas que você já deve ter ouvido falar sobre esse filme (além do obrigatório 'O maior lançamento do ano' e propagandas do tipo):

- que é melhor que o primeiro

-que o Heath Ledger está detonando.

- e que Maggie Gyllenhaal está melhor que Kate Holmes no papel.

As três são verdades, mas... me diz qual é a grande vantagem do filme ser melhor que o primeiro? Batman Begins é vergonhoso, seria bem mais impressionante fazerem um filme pior que ele. E qualquer um é melhor do que a Kate Holmes, ou Sra. Tom comedor-de-placenta Cruise.

Quanto à atuação de Heath Ledger... o filme vale a pena só para vê-lo no cinema. Tem elogio maior?



A história do filme envolve principalmente três personagens: Batman/ Bruce Wayne (Christian Bale), Harvey Dent (o ótimo Aaron Eckhart) e Curinga (Heath Ledger). Os dois primeiros no lado do 'bem', tentando salvar Gotan de si mesma, e o último... bem, explodindo tudo.

O fato de que Harvey Dent e Rachel Dawes (Maggie Gyllenhaal) estarem juntos seria o responsável pela tensão da história, mas Rachel continua sendo tão secundária que você até mesmo esquece que ela está por ali.

Não é necessário comentar mais nada do roteiro, porque como todos os filmes de super heróis, eles são praticamente auto-explicativos. Temos perseguições de carros, explosões e tiros, com a diferença de que você não tem vontade de bater a cabeça na parede, como acontecia no primeiro. A verdade é que o que faz um filme de super-herói é seu vilão, já que todos os heróis são iguais ("ah, não posso matar, isso vai contra tudo o que acredito... não importa se o vilão vai jogar uma bomba atômica em meu país. Simplesmente não posso derramar sangue"), logo sobra para o vilão dar o tom do filme. E o Curinga sempre foi o meu vilão preferido, ao menos do Batman.

Temos então um filme bem feito, dentro dos parâmetros de filmes baseados em HQ. Pegando os últimos lançamentos do ramo como base (tremo só de lembrar de Homem Aranha 3), esse é o melhor com as mãos amarradas.


Agora, o que não pode passar em branco é a voz do Batman! Deus, o que é aquilo? A verdade é que não sou fã do Christian Bale, e acredito que ele precise urgentemente de uma fono, uma vez que fala como quem carrega uma bola de algodão na boca. Mas o que ele fez com a voz quando estava usando máscara...igualzinha a voz de vítimas-de-estupro-dando-entrevistas-icógnitas-para-o-Fantástico.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu vibrei quando substituíram a Kate Holmes, mas, fiquei triste no final do filme, porque se era pra matar a Rachel, pq não deixaram a Sra. Cruise morrer em vez de a Maggie? Seria um prazer saber que ela, definitivamente não faria parte de alguma produção futura do Batman. Pena!

    O Bale é o melhor Batman ever, pq, Michael Keaton e Val Kilme é difícil de engolir, néam? Porém, concordo com a voz do Bale, filme de terror total! hahahaha

    O filme é tudo e muito mais. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Também não vi muito sentido. VEr Kate Holmes morrer seria ótemo, mas é capaz da própria estar se achando muito diva para estreiar em um filme pipoca.

    ResponderExcluir

vamos ver o quanto você discorda de mim