Porque se o José Wilker pode, eu também posso.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sombras da noite


(Dark Shadows. Tim Burton, 2012)


Sombras da noite

Ou

Dizem Que Terapia De Casal Ajuda Em Crise No Relacionamento


Tim Burton e Johnny Depp. Johnny Depp e Tim Burton. Eles já foram a minha dupla diretor-roteirista preferida, com seus filmes com protagonistas pálidos, com alma cheio de dores e sofrimentos; com seu senso de humor aparentemente perdido em meio a um mundo cinza; com o exagero quase de desenho animado na composição do cenário e do figurino... Ah, os velhos tempos. Mas como tudo na vida, as coisas mudam, e o que era bom há dez anos não necessariamente é bom agora. E nada comprova mais essa máxima do que as duas últimas colaborações da dupla, “Alice” e “Sombras da noite”. Estava mais do que na hora de parar, repensar o relacionamento e sair da rotina.
“Sombras da noite” não é, em si, ruim. É que ele é tão... tão... chato. No meio do filme você para e se pergunta “o que mais falta acontecer? Como eles vão encher mais uma hora dessa desgraça?” – e os bocejos começam. Já vi filmes piores que esse no cinema, claro, mas não me lembro agora qual foi o último que vi que me deu tanto sono (“Madagascar 3” chegou perto, mas é mais curto, então é menor pior). Juro que se não tivesse pagado onze reais pra ver isso teria dado um cochilo.
O filme tem um dos piores pacings que já vi na vida, correndo como um louco no prólogo e se arrastando pelo resto das duas horas – Depp está mais do mesmo; Boham Carter é sempre divertida, mas seu personagem não tem propósito algum (a não ser como possível gancho de sequência) e o Par Romântico é tão mal desenvolvido que nem mesmo lembro o nome dela. O filme não decide se quer se levar a sério ou não, tendo momentos de puro absurdo mesclado com cenas mais “realistas” (entenda-se “mais realistas dentro de um filme do Tim Burton com um vampiro”) – ou brinca de terror ou brinca de paródia, meio-termo só deixa as coisas piores.
Enfim, esse filme é uma produção monótona de pessoas que a gente sabe que podem fazer melhor.


[sim, tem spoilers. Na verdade, tem 1 spoiler apenas, pq o resto é facilmente adivinhado. E a única razão de esse não ser adivinhado é pq ele não faz sentido]


Cena: o prólogo mais corrido na história dos prólogos

VOICE OVER DO JOHNNY DEPP
Oi, gente, tudo bem? Então, rapidão pq temos que estabelecer toda a backstory no menor tempo possível. Eu sou o filho de uma família rica, que era dona do negócio de exportação de peixes ou algo assim. Meus pais construíram uma casa gigante, tipo Hogwarts, pra ser nossa casa. Aí eu tava pegando uma mina...

MINA QUE O DEPP ESTAVA PEGANDO
(para no meio do beijo)
Eu te amo, Johnny. Diz que me ama de volta.

JOHNNY DEPP
(semi-textual)
Me desculpa, moça, mas eu não te amo.

MÃE DO JOHNNY DEPP
Uau, te eduquei muito bem, não?

VOICE OVER DO JOHNNY DEPP
Aí eu me apaixonei por uma outra moça, uma Loira Pálida Qualquer. A Mina Que Eu Estava Pegando, que era minha empregada, recalcou quando viu isso. E como ela era uma bruxa, fez uma estátua de cavalo-marinho cair em cima dos meus pais.

TÚMULO DOS PAIS DO JOHNNY DEPP
Aqui jaz os pais do JD, esmagados por uma estátua de pedra de cavalo-marinho.
Morte ingrata.

VOICE OVER DO JOHNNY DEPP
Não contente, ela enfeitiçou Loira Pálida pra se jogar do penhasco. Quando vi meu amor morto, pulei atrás – mas de alguma forma ela fez com que eu virasse um vampiro. Fiquei ainda mais pálido. A Bruxa fez com que pessoal da cidade me prendesse num caixão e me enterrasse vivo. Aí fiquei preso até os anos setenta, quando a nossa história começa...


Cena: começo da história

PAR ROMÂNTICO PÁLIDO E ESQUECÍVEL
(interpretado pela mesma atriz que fazia a Loira Pálida Qualquer)
Oi, vi no jornal que procuravam uma governanta?

Michelle Pfeiffer
Isso. Precisamos de alguém para cuidar do Menino Mais Novo – ele é filho do meu irmão e não aceitou muito bem a morte da mãe. Nessa mansão mora também minha filha, A Adolescente; meu irmão, O Filho Da Puta; e a Helena Boham Carter, A Psicóloga Do Menino Mais Novo. Só pelos nossos nomes já sabe tudo sobre nós.

PAR ROMÂNTICO PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Personagens unidimensionais são o meu forte. Vamos lá!

[Todos os personagens acima mencionados jantam. Nada demais acontece: A Adolescente reclama que ninguém a compreende; o Menino Mais Novo insiste que a mãe não está morta, já que ele consegue falar com ela (o fato dele falar com o fantasma da mãe é a maior prova do mundo de que ela está morta, mas o que eu sei?); A Psicóloga Do Menino Mais Novo bebe; o Filho Da Puta tenta dar em cima da Par Romântico; blá blá blá]

PAR ROMÂNTICO PÁLIDO E ESQUECÍVEL
(arrumando as coisas no seu novo quarto)
Só espero ter feito a coisa certa vindo pra cá... olha, um fantasma!

[ela vê o fantasma de uma mulher que diz “ele está vindo”. E é isso.]


Cena: Johnny is back, back again.

[Uma galera escavando o chão por alguma razão desenterra JD. Gelo seco sai do caixão quando ele é aberto. Assim como Johnny Depp, que mata todos.]

JOHNNY DEPP
Yay, estou vivo! Ok, vamos ver, sou um vampiro e não compreendo nada desse mundo.. vou fazer uma série de piadas sem graça em relação a minha inabilidade de compreender as coisas a minha volta. Por exemplo, vou achar que os faróis do carro são na verdade olhos de um demônio indo me arrastar para o inferno. Isso vai ser legal, não?

A GALERA VENDO O FILME NO MEU CINEMA
...

[Ele volta pra casa, onde hipnotiza o Empregado Estranho e descobre que quase duzentos anos se passaram. E ele não morreu de fome. Aí queria saber se vampiros nunca morrem de fome ou se precisam de mais tempo, tipo uns 500 anos, pra chegarem a esse ponto. Mas que seja.
Depp então vai conversar com a dona da casa, MicheLle Pfeiffer]

JOHNNY DEPP
Sou seu antepassado – tipo aquele que tem o retrato gigante na sala.

Michelle Pfeiffer
Nem acredito. E se estiver querendo dinheiro, sinto informar mas nossa família está falida.

JOHNNY DEPP
Não quero dinheiro, quero meu lugar no seio da família – que é a coisa mais importante do mundo. Meu pai que me disse, numa cena forçada no meio do prólogo.

Michelle Pfeiffer
Que seja. Quero que vá embora.

JOHNNY DEPP
Sou um vampiro amaldiçoado por uma bruxa. E vou provar abrindo essa porta secreta que dá para um quarto escondido cheio de obras de arte e joias – ou seja, temos dinheiro de novo e vou querer renovar essa casa.

Michelle Pfeiffer
Ah... tudo bem?
Por que me incomodaria com a noção de que bruxas e vampiros realmente existem? Tem dinheiro na jogada, fique a vontade de voltar a morar aqui. Só não conte pra ninguém o que é.


Cena: renovação da casa + reconstrução da fábrica (montagem auto-explicativa)


Cena: lembra que tinha uma bruxa, né?

PESSOA NÃO IMPORTANTE
Ah, Senhora Dona De Todas As Fábricas De Peixe Da Cidade, desculpa incomodar, mas ficou sabendo que mataram um monte dos seus funcionários que estavam cavando na estrada ___?

BRUXA
Sério? Que parte, exatamente?
Gente, mas isso deve querer dizer que libertaram meu Johnny! É de se pensar que se tivesse prendido um vampiro em um caixão e mandado enterrar, que não mandaria pessoas escavarem naquela área...

[ela pega seu conversível vermelho e vai, putíssima, confrontar JD na casa dele. Pq ela está puta, você me pergunta? É, também não sei.]

BRUXA
Oi, lindo, você voltou! Somos um casal de novo?

JOHNNY DEPP
O quê? Você me transformou num vampiro. Eu sou um monstro por sua causa!

BRUXA
Ai, supera, faz quase 200 anos. Vou atualizar meu facebook que estamos num relacionamento sério.

JOHNNY DEPP
Louca.


Cena: é agora que você pensa, e o resto do filme?

PAR ROMÂNTICO PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Então, a gente tem que conversar, né?

JOHNNY DEPP
É, acho que sim... vamos dar um passeio pela praia. Mesmo que já tenha sido estabelecido que não posso ficar no sol – as pessoas simplesmente esquecem de detalhes como esse.

A ADOLESCENTE
Minha vida é uma tristeza, ninguém me entende e quero ir pra NY!

IRMÃO FILHO DA PUTA
Acho que o JD esconde alguma coisa. Quem sabe não posso arrancar dinheiro dele?

[nada continua acontecendo por pelo menos uns vinte minutos. Dica: não vá pra esse filme com sono, vai desperdiçar seu dinheiro.]


Cena: Todas Quer Johnny Depp

PSICÓLOGA DO MENINO MAIS NOVO
Então, acho que estou afim de pegar o Johnny Depp. Quem não estaria, não é? Mesmo com essa maquiagem forçada de caveira, ele ainda é super gato. Quer ser hipnotizado, JD?

JOHNNY DEPP
Ahn... ok.

[aí ela descobre que ele é um vampiro. Mas tudo bem, sabe, descobrir que a) vampiros existem; b) bruxas existem; c)você está morando na mesma casa que um assassino.
A minha única reação também seria ficar irritada “pq ninguém me contou isso antes”.]

PSICÓLOGA DO MENINO MAIS NOVO
A gente podia tentar fazer uma espécie de transfusão de sangue, trocar seu sangue por sangue humano. Aí você deixa de ser vampiro. Ou qualquer coisa assim.

JOHNNY DEPP
Pq não? Temos que matar o tempo mesmo.

PSICÓLOGA DO MENINO MAIS NOVO
E a gente podia transar também, né?

JOHNNY DEPP
De novo,pq não?


Cena: ah, mas eu gostava dos hippies

[Johnny Depp mata todos os pobres hippies maconhados em volta da fogueira.]


Cena: ah, cala a boca, JD

BRUXA
Olha, vou oferecer _____ de dinheiro se me venderem a sua única fábrica, que nem de perto é uma ameaça ao meu império de exportação de peixes.

JOHNNY DEPP
Nem. E quero que faça com que volte ao normal. Não quero ser um monstro! É por sua causa que matei aqueles pobres hippies cabeludos e os funcionários na estrada.

BRUXA
E você quer enganar quem que está com remorso? Meu filho, falar “desculpa, mas vou ter que te matar” não é indicação de peso na consciência, é indicação de roteiro mal escrito. Teve alguma cena em que você estava em depressão pelo que fez? Teve alguma cena em que você contemplou o suicídio, tentou andar no sol ou algo assim? Não, porque você não está nem aí pras pessoas que matou, então para de fingir que se importa. Porra de roteiro forçado.

JOHNNY DEPP
Ahn... vamos transar agora então?

BRUXA
É, vamos. Aparentemente duzentos anos preso e você ainda não aprendeu a lidar comigo.

[eles transam, quebrando o apartamento e tals – em dúvida se é pra ser engraçado ou não. Ninguém no meu cinema riu, e tinha umas meninas de 13 anos atrás de mim.]

BRUXA
Agora podemos nos casar, e ter dois filhos chamados Teresa e Jonathan, e vamos morar numa casa com cerca branca e ter dois cachorros chamados Bela e Fera e...

JOHNNY DEPP
Desculpa, mas isso não vai acontecer de novo. Não amo você.

BRUXA
Ai, sério mesmo que voltamos pro começo do filme?


Cena: Johnny Depp dá um “baile” pra recuperar o amor das pessoas da cidade

PAR ROMÂNTICO PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Oi, alguém lembra de mim? Eu deveria estar nesse filme, não?

JOHNNY DEPP
É, vamos declarar nosso amor na sacada, já está na hora.

PAR ROMÂNTICO PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Tudo bem. Mas posso pelo menos ter um flashback da minha vida? Não vai servir pra nada, mas vai dar a impressão que meu personagem é importante nessa história.

JOHNNY DEPP
Fique a vontade.

PAR ROMÂNTICO PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Quando eu era criança eu via um espírito. Meus pais, aparentemente não conhecendo o conceito de “amigo imaginário” me prenderam num manicômio, onde fiquei até a vida adulta. Escapei pela janela, corri e, com ajuda do me amigo fantasma, vim pra cá.

JOHNNY DEPP
Ah.

PAR ROMÂNTICO PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Só quero alguém que me ama de volta.

[Eles se beijam. É claro que a Bruxa chega bem na hora e fica puta.]


Cena: Johnny manda o Irmão Filho Da Puta embora

[é mais uma cena inútil, que serve para preencher espaço em um filme que não sabe mais o que fazer com seu tempo]


Cena: (possível spoiler)

JOHNNY DEPP
Ah, Psicóloga Do Menino Mais Novo, queria saber se... nossa, você está usando o meu sangue para tentar virar uma vampira!

PSICOLÓGA DO MENINO MAIS NOVO
Ai, sabe o que é, quero ser nova e linda pra sempre.

JOHNNY DEPP
Que seja. Vou te matar agora.

PSICÓLOGA DO MENINO MAIS NOVO
(morre)


Cena: final

[Bruxa prende JD no caixão de novo, mas não enterra dessa vez – deixando fácil para o Menino Mais Novo libertar o tio. Ela também bota fogo na fábrica da família do Johnny.]

BRUXA
Olha, só, policial, tenho aqui a gravação do JD confessando que matou um grupo de hippies e meus funcionários. Aposto como ele já saiu da cidade. Você tem que prender todo mundo daquela família!

MULTIDÃO ENFURECIDA
É isso aí mesmo que ela falou!

POLICIAL
(vai até a casa da família do Johnny Depp)
Desculpa aê, dona Michelle, mas vamos ter que prender todos vocês.


Michelle Pfeiffer
Pq?

POLICIAL
Ahn.. pq estão escondendo o Johnny Depp?

Michelle Pfeiffer
Sabe que isso não faz sentido, né?

JOHNNY DEPP
Não importa. Eu estou aqui, e me entrego. Mas só se a Bruxa for comigo.

[Ele morde a Bruxa, que ataca. Os dois começam a lutar com o auxílio de efeitos especiais.]

POLICIAL
Não tem nada pra ver aqui, vamos todos embora.

MULTIDÃO ENFURECIDA
( faz isso. Pq ver um homem ser preso é super legal, mas ver um vampiro e uma bruxa brigando não vale a minha presença)

BRUXA
Você nunca me amou. A culpa é toda a sua.

JOHNNY DEPP
Você não sabe o que é amar!

BRUXA
Sinta o poder do meu recalque.

[Eles lutam mais um pouco, alguns milhões em efeitos especiais dão tchau pra você da tela do cinema. Tá tudo muito genérico-normal, até que...]

A ADOLESCENTE
(entra no meio da briga)

Michelle Pfeiffer
Filha, o quê...?

A ADOLESCENTE
É, mãe, sou um lobisomem.

BRUXA
É, eu mandei um lobisomem morder sua filha quando era pequena. Também matei a mãe do Menino Mais Novo. Meu recalque não tem limites muahahahaha

Michelle Pfeiffer
Pera, mas como assim minha filha é um lobisomem e eu nunca soube?

A ADOLESCENTE
Sem tempo para explicação. Estamos no meio de uma luta. E agora com fogo na casa!

[mais luta, até que de maneira que redefine anti-clímax, o Fantasma Da Mãe Do Menino Mais Novo derrota a Bruxa. Pq ela não fez isso mais cedo, jamais saberemos]

BRUXA
Da hora a vida, morri por um personagem que não tem nem nome.
(morre)

A MANSÃO DA FAMÍLIA DO JOHNNY DEPP
(é destruída pelo fogo. Espero que exista seguro nos anos 70)


Cena: ah, tem o Par Romântico, lembra dela?

PAR ROMÂNTICO PÁLIDO E ESQUECÍVEL
(tá indo pro alto da mesma montanha em que a Moça Pálida Qualquer se jogou)
(deve ser longe pra caramba essa montanha, pq da hora que a Bruxa colocou o feitiço até agora a menina não ter chegado ainda...)

JOHNNY DEPP
Não! Por favor, mais uma Moça Pálida morrendo aqui não!

PAR ROMÂNTICO PÁLIDO E ESQUECÍVEL
(semi-textual)
Você pertence às trevas. Eu sou da luz. Você vai viver pra sempre. Eu vou envelhecer. Tem que ser assim.

(ela se joga. JD fica louco, pula atrás, e morde a moça)

JOHNNY DEPP
Ok, estou confuso. Por “tem que ser assim” quis dizer que a única maneira de ficarmos juntos era você ameaçar suicídio, aí eu transformaria você em uma vampira?
Mas você é luz e eu sou trevas. Não sabia que estava afim de virar “trevas” por minha causa.
E a gente podia muito bem discutir calmamente sobre o assunto ao invés de você pular do penhasco – se meus reflexos fossem piores, você teria morrido e aê?

PAR ROMÂNTICO PÁLIDO E ESQUECÍVEL
Ai, quieto. Estamos juntos! E essa é, tipo, nossa quarta cena juntos!

JOHNNY DEPP
É. Bom também.

FIM